Quando optam por abrir empresa, pode-se dizer que muitas pessoas não sabem da quantidade de processos que esta ação possui.

Isso porque, além de precisar emitir CNPJ, é importante não deixar de conseguir um Alvará de Funcionamento

E falando mais sobre este documento, é importante que você saiba desde já, que é essencial para que sua empresa trabalhe de forma legalizada. 

Mas você não sabe como conseguir alvará de funcionamento MEI? Sabia que todas as pessoas podem realizar o processo de como tirar alvará de funcionamento pela internet? Com foco em falar mais sobre isso, reunimos algumas informações para que você acabe com todas as suas dúvidas referente a este documento.

Boa leitura!  

O que é Alvará de funcionamento? 

De uma forma geral, podemos definir este documento como uma liberação perante os devidos órgãos para uma empresa poder trabalhar sem problemas.

Importante dizer que o Alvará de Funcionamento pode ser formado por diversas licenças, estas que variam de acordo com o tipo de empresa que você irá abrir. 

Também é importante você entender que é necessário receber uma aprovação do Corpo de Bombeiros de sua cidade para conseguir um Alvará de Funcionamento.

Esta é obrigatória para que sua empresa seja aprovada como local seguro para colaboradores e clientes. 

Com isso em mente, saiba que o Alvará de Funcionamento é uma análise feita pelos órgãos públicos para que os frequentadores de um determinado local tenham a maior segurança possível em seu dia a dia.

Isso também vale para emergências, como incêndios e desmoronamentos.

Ter um documento como este é a garantia de que você pode trabalhar sem preocupações. 

Alvará de funcionamento MEI: como isso é emitido?

Por mais que não seja dono de uma empresa de grande porte, todas as pessoas que optam por abrir MEI precisam de um Alvará de Funcionamento MEI.

Isso porque, ainda é necessário que os devidos órgãos de segurança façam uma conferência no local onde os clientes e colaboradores entram e saem.

E podemos afirmar o que o processo para conseguir Alvará de Funcionamento MEI é o mais fácil possível.

Isso porque um documento como este fica disponível para emissão logo depois de você completar o cadastro no Portal do Empreendedor.

Com isso em mente, saiba que seu Alvará de Funcionamento MEI poderá ser emitido sem muitos problemas. 

Porém, apesar do Alvará de Funcionamento MEI ser essencial para que seu negócio seja aberto, saiba que este não é mais obrigatório desde setembro de 2020.

Devido a uma resolução que é reflexo da Lei da Liberdade Econômica, estes empreendedores agora podem abrir seu estabelecimento sem nem mesmo ter um Alvará de Funcionamento MEI

Entretanto, saiba que você precisa concordar com o Termo de Ciência e Responsabilidade com Efeito de Dispensa de Alvará de Licença e Funcionamento.

Basicamente, estas são as regras e obrigações de uma pessoa que prefere dispensar este documento para abrir empresa.

Com isso em mente, saiba que não necessariamente você precisa de Alvará de Funcionamento MEI.  

Mas apesar disso, saiba que é importante ter um Alvará de Funcionamento MEI.

Isso porque apenas com este documento vai ser possível ter a certeza de seu estabelecimento não precisa de uma melhoria na segurança.

Isso é útil no caso de incêndios e demais acidentes que podem vir a acontecer.

Apenas com as devidas autorizações e licenças dos devidos órgãos vai ser possível trabalhar com mais tranquilidade, então não deixe isso de lado! 

Alvará de Funcionamento

Como tirar Alvará de Funcionamento pela internet

Devido a diversas empresas serem abertas ao mesmo tempo, hoje em dia este processo está otimizado pelos órgãos públicos.

Portanto se você não quer perder tempo, saiba que há como tirar Alvará de Funcionamento pela Internet

A prefeitura de São Paulo, por exemplo, permite que as pessoas realizem o processo de como tirar alvará de funcionamento pela internet.

E não há muita burocracia: basta dar entrada no processo e em seguida realizar a entrega de todos os documentos. 

As pessoas que optam por realizar o processo de como tirar o alvará de funcionamento pela internet evitam filas e até mesmo ganham um dia de trabalho, já que não precisam parar de trabalhar durante todo um dia para conseguir este documento. 

Mas se tiver dúvidas sobre como tirar alvará de funcionamento pela internet, saiba que a melhor coisa a se fazer é entrar em contato com um escritório de contabilidade que possui profissionais que sabem como tirar alvará de funcionamento pela internet.

Assim, tudo o que você precisa fazer é entregar os documentos para o escritório de contabilidade e esperara que o documento seja emitido. 

Consulta alvará de funcionamento: o que é isso e por que deve ser feito por todo empreendedor? 

Quando resolve abrir empresa, é muito importante que o local onde o negócio irá funcionar fique em um lugar onde a movimentação é alta.

Entretanto, saiba que antes da empresa ser aberta, é importante realizar uma consulta alvará de funcionamento

Apesar do nome ser complexo para algumas pessoas, a consulta alvará de funcionamento nada mais é do que uma revisão feita pelos órgãos públicos para saber se o negócio não irá causar problemas para os moradores no em torno. 

Imagine a seguinte situação: uma marmoraria é aberta próxima a uma escola e então a poeira (que é tóxica) começa a circular entre as crianças e causa problemas de saúde a todos.

É para evitar este tipo de problema que uma consulta alvará de funcionamento precisa ser feita. 

Inclusive, este documento apenas é entregue para empresas que foram aprovadas na consulta de alvará de funcionamento.

Portanto se você deseja abrir sua empresa de forma legalizada e ter acesso a benefícios de diversos empreendedores, não deixe isso de lado. 

Muitos donos de negócios acabam achando este processo um tanto burocrático, mas imagine o que seria feito se você trabalhasse em tudo para abrir sua empresa e depois de inaugurada, precisasse realizar uma mudança devido ao local ser perigoso? Então, não pule a consulta alvará de funcionamento

Quer ajuda para conseguir emitir o alvará de funcionamento? A plataforma 4 Mãos pode ser o que você procura! 

Agora que você já sabe como solicitar este documento que vai permitir que você trabalhe sem problemas, mas ainda acha que existe muita burocracia, um contador pode acabar com tudo isso de uma forma prática e assertiva.

E se precisar um escritório de Contabilidade para executar este ou qualquer outro serviço, conte com a Plataforma 4 Mãos.

Servindo como a ponte de conexão entre contadores e empreendedores, tudo o que você precisa fazer é enviar sua demanda (sem pagar nada por isso) para o time de atendimento da plataforma.

Em seguida, basta esperar que até 4 contadores enviem uma proposta sobre o serviço.

Logo depois é só escolher o escritório de Contabilidade que mais lhe agrada e fazer o acordo para que tudo seja executado.

E enquanto o contador cuida da emissão do Alvará de Funcionamento, você consegue se dedicar ao planejamento e demais etapas da abertura de empresa.

Lembrando que a Plataforma 4 Mãos não participa do acordo financeiro entre contadores e empreendedores, mas no caso de qualquer problema, está disponível para fazer com que o Alvará de Funcionamento seja emitido. 

O que está esperando para começar a receber os 4 orçamentos gratuitos sobre serviços contábeis? Entre em contato com a 4 Mãos e não perca tempo! Vai levar menos de cinco minutos para que você preencha o formulário.

Faça isso e ganhe mais tempo!

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.