Análise de 2020 e projeção do palco jurídico em 2021

Time de advogados analisa os temas que foram destaque neste inusitado ano e os que devem tomar conta da pauta nos meses que virão

0

Com certeza, 2020 pode ser classificado como um ano que merece atenção histórica. Foram muitas as mudanças e impactos – em escala mundial – que afetaram a vida de todos.

Para contribuir com uma análise aprofundada sobre os fatos deste ano e apresentar indicativos para as tendências de 2021, a LBZ Advocacia lançou ontem (17 de dezembro) a Revista Retrospectiva 2020 | Perspectiva 2021.

Em encontro realizado on-line, os sócios Gustavo Silva, Rodrigo Zain e Daniel Bijos se reuniram para comentar os assuntos que fazem parte da publicação.

Para quem não pode acompanhar o evento ao vivo, basta acessar o canal da LBZ Advocacia no Youtube e conferir a gravação na íntegra.

O anuário reúne artigos desenvolvidos pelo corpo jurídico da LBZ Advocacia, especializado em conectar os temas da atualidade com as referências e práticas jurídicas.

Dessa forma, além de informação, o leitor tem acesso a uma rica análise jurídica dos fatos.

Entre os temas abordados em 2020, como não poderia ser diferente, está a pandemia provocada pelo novo coronavírus e seus inúmeros impactos para os diversos (se não todos) setores da sociedade.

Os especialistas da LBZ retrataram em informativos, ao longo do ano, as medidas e diretrizes da legislação e do governo para que empresários e setores de forma geral se adequassem às novas necessidades.

Também fazem parte da publicação reflexões sobre o ICMS, a entrada em vigor da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), discussões sobre a Selic, assinatura digital de documentos e muito mais.

“Mantemos o olhar atento ao que impacta a vida e negócios dos nossos clientes. Claro que a pandemia direcionou muitas ações no escritório, mas não deixamos de acompanhar casos que já repercutiam, oferecendo nosso parecer e orientações jurídicas”, esclarece Bruno Scarino de Moura Accioly, sócio da LBZ Advocacia.

As mudanças trouxeram ainda inovações em tecnologia. A LBZ Advocacia intensificou os atendimentos remotos e sua presença nas redes sociais com a promoção de lives.

E esta é a grande novidade desta edição, os links via QR Code para esses encontros on-line.

“Convidamos clientes e especialistas para debater temas de grande relevância na atualidade, como estratégias para superação da crise econômica, desafios da LGPD, home office como o novo normal, questões da reforma tributária”, explica Flávia Bortoluzzo, sócia da LBZ Advocacia e responsável pela realização das lives.

A revista traz ainda indicativos do que pode ser pauta para 2021.

O corpo diretivo do escritório acredita que o próximo ano trará finalmente as condições mais propícias para as tão almejadas reformas (tributária, administrativa e política).

O anuário apresenta apontamentos sobre a reforma tributária – afetada no contexto pós pandemia, a pressão pelo aumento de arrecadação para fazer frente à queda de 2020 (caso do ITCMD e a majoração da tributação de heranças), e, ainda, reflexões sobre as novas relações de trabalho, os desafios jurídicos das vendas on-line e o aumento dos casos de insolvência e recuperação judicial.

A Revista Retrospectiva 2020 | Perspectiva 2021 é apresentada na versão on-line e pode ser acessada diretamente por este link.

Para conferir a live de lançamento da publicação, acesse o canal da LBZ Advocacia no Youtube.

A equipe da LBZ Advocacia está à disposição para auxiliar nas repercussões dos temas apresentados na revista.

A LBZ Advocacia é um escritório de advocacia com experiência de mais de duas décadas de mercado e composto por uma equipe dinâmica e talentosa, que oferece ao mercado soluções criativas e adequadas à realidade e necessidade de cada empresa.