Plataforma desenvolvida pela startup facilita a antecipação de recebíveis por meio de leilão digital de notas fiscais e é uma das alternativas frente aos altos juros cobrados por bancos tradicionais

Com uma crescente ascensão, a Antecipa Fácil é a queridinha dos micros, pequeno e médios  empresários quando se fala em antecipação de recebíveis. Ajudando a manter o capital de giro, a empresa de fomento comercial utiliza inédito mecanismo de leilão digital e, com isso, já conseguiu operar R$ 60 milhões de crédito para PMEs. A empresa iniciou as operações , quando o empreendedor Elber Laranja encontrou o estatístico e especialista em gestão de risco Thiago Chiliatto em uma reunião de negócios, e hoje é uma das 20 startups indicadas pela 2ª edição do programa LIFT (Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas) do Banco Central.

A experiência de Thiago com as análises de crédito e a visão de Elber Laranja, empresário industrial e consultor financeiro especialista em pequenos negócio, foram os pilares para desenhar o modelo de negócio da fintech. “Vivenciando essa dificuldade em antecipar recebíveis e conversando com o Thiago, que possui uma ampla visão do mercado financeiro, percebemos uma grande demanda de outras pequenas e médias empresas que tinham o mesmo problema. Decidimos então criar uma fintech para facilitar a vida desses empreendedores”, conta Elber Laranja. 

De acordo com dados divulgados pelo Banco Central do Brasil, no início de setembro deste ano, para fazer a antecipação de recebíveis com bancos tradicionais, as empresas precisam arcar com juros de até 9,36% ao mês. “O mercado bancário é muito conservador e isso prejudica no momento da cobrança, com aplicação de altos juros, principalmente para os pequenos e médios empreendedores que, na maioria dos casos, precisam de capital para manter a operação da empresa”, explica Thiago Chiliatto, estatístico e analista por 15 anos de crédito e modelagem estatística no mercado financeiro e com experiência no sistema bancário.

Com uma base de 150 pequenas e médias empresas antecipando os valores das notas fiscais, a Antecipa Fácil propõe o conceito de leilão digital de recebíveis. A média do deságio das transações entre financiadores e empreendedor fica em 5,5% ao mês na média, mas pode ser reduzida a 1,8% ao mês com a recorrência de uso da plataforma e aumento de reputação  – porcentagem ainda assim menor do que as taxas de juros para empréstimo.

“Esse mecanismo dá o poder das pequenas e médias empresas decidirem o quanto a proposta é vantajosa”, explica Elber Laranja.

Outro diferencial da plataforma, e que a torna uma das mais procuradas no Brasil, está na possibilidade de antecipar o recebível com depósito em conta corrente, sem a necessidade de emitir um boleto. “Fechamos uma parceria com uma instituição de pagamento para fazer algo inédito no mercado financeiro do país. Criamos uma conta exclusiva para pequenas e médias empresas receberem dos seus clientes e também poder antecipar os seus recebíveis com tranquilidade, tudo com a gestão da Antecipa Fácil”, explica Elber Laranja. 

A demanda por serviços desse tipo surgiu devido a alta concentração bancária. De acordo com um estudo divulgado pelo Banco Central em maio, 84,8% de todos os empréstimos feitos por instituições financeiras no Brasil são concentrados pelos cinco maiores bancos do país. O mercado de fomento surge para ajudar os pequenos e médios empreendedores que estão com apontamentos restritivos com os bancos e precisam da antecipação de suas notas. PMEs com restrição de crédito teve aumento de 6,1% em maio deste ano em comparação ao mesmo mês do ano anterior.

Programa LIFT

Iniciativa da Fenasbac (Federação Nacional das Associações de Servidores do Banco Central), o Programa LIFT (Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas) é coordenado pelo Banco Central e apoiado por empresas de tecnologia, especialistas e membros da academia.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.