Antecipação da 3ª e 4ª parcela do Auxílio Emergencial

0

A Caixa Econômica Federal divulgou durante os últimos pagamentos da primeira parcela do auxílio emergencial que poderia vir a antecipar o pagamento das próximas parcelas do benefício este ano.

Logo, assim como ocorreu a antecipação da segunda parcela do auxílio emergencial, quando a Caixa divulgou a possibilidade de antecipação dos pagamentos, foi possível realizar a antecipação da primeira parcela em um dia para os nascidos em novembro e dezembro receberem o benefício em conta poupança social digital, assim como o calendário de saques da também primeira parcela.

Para o presidente da Caixa, Rodrigo Guimarães, a possibilidade de antecipar o calendário se deve a maneira ao qual os beneficiários estão utilizando os valores recebidos do programa emergencial, onde, a movimentação “online” do dinheiro por meio do Caixa Tem permite que a Caixa possa antecipar o pagamento do benefício.

Vale lembrar que a antecipação não será possível apenas para inscritos do Bolsa Família, pois, para este grupo o calendário utilizado é o mesmo do programa assistencial, onde o benefício é pago nos dez últimos dias úteis do mês.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Aplicativo auxílio emergencial do Governo Federal. / Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Segunda parcela antecipada

Através do argumento da Caixa, a segunda parcela do auxílio emergencial também acabou sendo antecipada, tanto relativo ao calendário de depósito em conta poupança digital bem como para saque em espécie e transferência bancária.

O calendário de depósito em conta poupança digital, por exemplo, que estava previsto inicialmente para iniciar no dia 16 de maio e prolongar seus pagamentos até o dia 16 de junho, agora será finalizado e pago a todos os beneficiários até o dia 30 de maio.

Já o calendário de saque em espécie e transferência bancária que se iniciaria no dia 8 de junho e seria pago até o dia 8 de julho agora se iniciará no dia 31 de maio e será finalizado no dia 17 de junho, fazendo assim com que os beneficiários possam receber mais cedo os valores previstos.

Calendário da segunda parcela

Calendário de depósito em conta poupança social digital

Nascidos emAntigo calendárioNOVO calendário
Janeiro16 de maio16 de maio
Fevereiro19 de maio18 de maio
Março23 de maio19 de maio
Abril26 de maio20 de maio
Maio28 de maio21 de maio
Junho30 de maio22 de maio
Julho02 de junho23 de maio
Agosto06 de junho25 de maio
Setembro09 de junho26 de maio
Outubro11 de junho27 de maio
Novembro13 de junho28 de maio
Dezembro16 de junho30 de maio

Calendário de saques

Nascidos emAntigo calendárioNOVO calendário
Janeiro08 de junho31 de maio
Fevereiro10 de junho01 de junho
Março15 de junho02 de junho
Abril17 de junho04 de junho
Maio18 de junho08 de junho
Junho22 de junho09 de junho
Julho24 de junho10 de junho
Agosto29 de junho11 de junho
Setembro01 de julho14 de junho
Outubro02 de julho15 de junho
Novembro05 de julho16 de junho
Dezembro08 de julho17 de junho

Antecipação da terceira e quarta parcela

Apesar da antecipação da primeira e segunda parcela, a antecipação da terceira e quarta parcela dependerá dos próprios usuários para que de fato possa acontecer. Para o presidente da Caixa, Rodrigo Guimarães, a partir da avaliação do pagamento de cada ciclo será possível viabilizar a antecipação das próximas parcelas.

A antecipação ainda deve ocorrer assim como na segunda parcela, caso de fato venha a ocorrer, se manterá inicialmente o calendário publicado originalmente com a liberação do benefício, após avaliação da dinâmica de pagamentos será possível liberar um novo calendário com novas datas de pagamento.

Resumidamente falando, não há uma certeza de antecipação para as próximas parcelas, no entanto, será sim, avaliado pela Caixa a possibilidade de antecipação dependendo de critérios avaliados pelo banco durante o processo de pagamento dos benefícios.