Antecipação do 13° salário do INSS é confirmada para maio

0

A Antecipação do 13° salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), finalmente vai acontecer. Nesta quarta-feira (28), Bruno Bianco, secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, confirmou que a antecipação do 13º salário dos aposentados e pensionistas vai começar a ser paga no final de maio.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Os aposentados estão esperando pela, a antecipação desde o início do ano, quando o governo prometeu liberar a partir de fevereiro, o que acabou não acontecendo. Porém, parece que agora, está tudo certo para a liberação do dinheiro extra.

Em 2020, a liberação já havia sido realizada, e tudo indica que o processo volta a ser feito pelo governo.

Segundo o que informou o secretário Bruno Bianco, em torno de R$ 56 bilhões serão pagos à 31 milhões de segurados que fazem parte do INSS. Depois que o presidente Jair Bolsonaro sancionou a aprovação do Orçamento 2021, o INSS poderá realizar a antecipação.

Conforme o governo, a liberação não significa um gasto a mais aos cofres públicos, visto que a medida não se trata de pagamentos extras, mas sim de uma antecipação.

Calendário de pagamentos

Os pagamentos do 13° salário do INSS serão liberados através do calendário habitual, ou seja, o calendário normal de pagamento mensal.

Bianco confirmou que a primeira parcela será paga no final de maio, sendo liberado com a parcela mensal do benefício.

Confira o calendário de pagamentos:

Calendário de pagamentos do INSS em 2021  — Foto: Reprodução

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil