Antecipar a restituição pode ser solução e problema ao mesmo tempo

0
36

Especialista em imposto de renda da JJA Assessoria Fisco Contábil explica os riscos de obter o crédito adiantado

Segundo a Receita Federal do Brasil nos primeiros 15 dias de prazo, mais de três milhões de declarações de imposto de renda já haviam sido entregues. Este número equivale a 10,7% dos 28,5 milhões de declarações que devem ser transmitidas até o dia 29 de abril. Mesmo com problemas no programa transmissor, que fizeram com que a Receita trocasse a versão na primeira semana, os contribuintes parecem estar querendo acertar as contas com o leão mais cedo.

“O primeiro lote de restituições, que sai em junho, é destinado a idosos, pessoas com doenças graves e deficiência mental ou física. A partir de julho, a Receita paga de acordo com a ordem de entrega da declaração. Ou seja, quem entregou primeiro, também recebe primeiro”, explica a diretora executiva e especialista em imposto de renda da JJA Assessoria Fisco Contábil, Cléo Gomes.

Um dos motivos dessa pressa deve-se à possibilidade de antecipação da restituição junto aos bancos. Esse “empréstimo” permite ao contribuinte receber do banco antecipadamente até R$ 30 mil referentes à restituição do imposto de renda de pessoa física. A medida é atrativa devido aos juros mais baixos (se comparados com os de cartão de crédito, por exemplo) que giram em torno de 2,5% ao mês, variando de acordo com a instituição financeira. O pagamento da dívida é feito no ato do recebimento da restituição.
Porém, é preciso estar atento aos prós e contras dessa medida. “O contribuinte tem que estar muito seguro a respeito do processamento ágil da sua declaração. Ela não pode apresentar inconsistências que possivelmente o façam cair na malha fina, pois se isso acontecer, o banco vai acabar debitando a dívida da mesma forma, mesmo sem ele ter recebido a restituição, por conta da existência de um prazo limite para quitação da dívida, que varia de acordo com cada instituição”, explica a especialista.
Outro fator importante é fazer uma análise dessa antecipação, se é vantajosa. Só vale a pena utilizar desse recurso para quitar dívida como, por exemplo, com cheque especial ou com cartões de crédito onde os juros são maiores no mercado.


Doação

Para os contribuintes que não precisam antecipar a restituição, a Receita Federal possibilita a doação de até 3% do imposto ao Fias (Fundos da Infância e Adolescente), assim estarão apoiando e contribuindo para políticas públicas voltadas para este público.
O próprio programa da Receita Federal para preenchimento e transmissão da declaração de imposto de renda possui uma aba de “Doações Diretamente na Declaração – ECA”, basta o contribuinte selecionar a opção e preencher algumas informações para consegui gerar o Darf (guia para pagamento) da doação.

O contribuinte que quiser ter mais informações sobre o projeto que poderá ajudar deve procurar o Fumcad (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) da sua cidade para conhecer todos os projetos.

Sobre a JJA

Fundada em 1992, a JJA Assessoria Fisco Contábil fornece serviços de contabilidade com transparência, exatidão e pontualidade, permitindo aos empresários e empreendedores usufruírem de serviços ágeis e eficientes.
Localizada em Campinas, interior de São Paulo, a JJA é uma das mais bem conceituadas organizações contábeis de toda a região metropolitana. Atualmente é dirigida pelos contabilistas Aédi Cordeiro e Cleonice Gomes.

Especializados também em controladoria, estes profissionais souberam adaptar a JJA e seus clientes ao ritmo alucinante de mudanças do cenário contábil atual, com a chegada da tecnologia digital e das modernas ferramentas de gestão empresarial, ajustando-se também aos moldes fisco-contábil regidos pelos governos federal, estadual e municipal.

Inovação faz parte do DNA da JJA Assessoria Fisco Contábil. Investir em avançadas tecnologias de integração de dados aos sistemas utilizados pelos clientes, fez com que a empresa se tornasse referência em contabilidade integrada, oferecendo todo o apoio estratégico e, desta maneira, construindo um estreito relacionamento baseado na confiança de cada um dos seus clientes.

Para colocar seu forte compromisso em prática por meio de seus serviços de assessoria e consultoria, a JJA Assessoria Fisco Contábil possui colaboradores especializados nas áreas contábil, tributária, trabalhista, planejamento societário, recuperação de impostos e auditorias