Aplicativo FGC permitirá resgates sem precisar ir às agências.

0

Este aplicativo está em fase de testes e agora é aberto para população, o objetivo deste aplicativo é evitar a ida de clientes às agências bancárias para dar início a processos de resgate investimentos feitos em bancos e instituições que quebraram. 

Este aplicativo estará disponível para ser baixado em sistemas Android e iOS, esta ferramenta aumenta a agilidade e a comodidade no pagamento de garantias. 

Em primeiro momento este aplicativo será exclusivo para pessoas físicas com depósitos ou investimentos em instituições liquidadas ou sob intervenção do Banco Central (BC), logo ele ganhará novas funcionalidades. 

Fundo Garantidor de Crédito 

Este fundo foi criado em 1995 e administrado por uma entidade privada sem fins lucrativos. 

Ele é formado por contribuições das instituições financeiras associadas e pela rentabilidade desses recursos e cobre até R$ 250 mil por conta, CPF ou CNPJ caso uma instituição financeira sofra intervenção, seja liquidada ou tenha a falência decretada pelo BC. 

As garantias estão limitadas ao teto de R$ 1 milhão a cada quatro anos, na hipótese de um mesmo cliente ter valores cobertos pelo FGC em mais de uma instituição financeira que quebre no período. 

Antes o cliente tinha que ir em uma agência bancária indicada pelos gestores do fundo para assinar o termo físico de recebimento dos valores, com o lançamento do aplicativo a assinatura passa a ser digital. 

Sobre o Aplicativo 

O aplicativo estava em fase de testes durante o mês de outubro, agora o FGC liberou o aplicativo para o pagamento de beneficiários das instituição que ainda não tinham pedido os valores aos quais têm direito.

No momento o ressarcimento dos investidores e dos depositantes leva cerca de um mês, este aplicativo é um primeiro passo para a redução de prazos, se o Conselho Monetário Nacional aprovar o aprimoramento regulatório, o intervalo pode cair para apenas alguns dias. 

Por: Laís Oliveira