Após cinco anos o que acontece com a minha dívida?

0

Após cinco anos o que pode acontecer com uma dívida? Com a crise que assola o mundo, e principalmente o Brasil, muitas pessoas acabaram contraindo dívidas. Existem pessoas que acreditam que não precisam pagar suas dívidas porque depois de cinco anos ela vai caducar. Mas a realidade mostra que não é bem assim.

O que significa dívida caduca?

Segundo o Serasa, dívidas caducas são aquelas que têm mais de 5 anos. Após esse prazo, elas deixam de ficar disponíveis nos birôs de crédito, como a Serasa. Ou seja, deixam de ser aparentes para o mercado de crédito.

As dívidas têm um prazo para prescrever. Após cinco anos elas não podem mais constar nos serviços de proteção ao crédito, como Serasa, SPC.

A dívida deixa de existir?

Meu amigo, fique alerta, após cinco anos, sua dívida não deixa de existir. A dívida apenas deixa de ser visível para as outras empresas. No entanto, você continua devendo para aquela empresa onde comprou algum produto.

A sua dívida só não vai mais constar dos dados do Serasa, SPC. Mas, a empresa que você deve, continua tendo o direito de cobrar, de modo amigável. Ou seja, você terá que quitar essa dívida.

Como regularizar?

Photo by @klingsup / freepik
Photo by @klingsup / freepik

Negocie com a empresa ou banco que você está devendo. Pode também pedir uma revisão no contrato para conseguir um bom acordo. E talvez um bom desconto.

O bom é você se organizar para ter sua situação regularizada, não só nos serviços de proteção ao crédito, mas nas instituições financeiras, empresas, etc.

Como Consultar?

Para consultar a situação do nome, e verificar se existe alguma restrição é bem simples, basta acessar com o número do CPF a página na internet do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) como também a página do Serasa que possui um banco de dados dos devedores da rede bancária.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil