Existem dois casos em que você pode se aposentar antes dos 60 anos de idade, na aposentadoria por tempo de contribuição e na aposentadoria especial. Calma, a gente te explica como funciona em cada situação, continue lendo a matéria e descubra. 

Como me aposentar antes dos 60 anos por tempo de contribuição?

A aposentadoria por tempo de contribuição, não exige que a pessoa tenha idade mínima e é concedida a quem contribuiu para o INSS por 35 anos (homem) ou 30 anos (mulher). Porém, incide o fator previdenciário, o que pode reduzir o valor da aposentadoria. 

Qual o efeito na prática do fator previdenciário? Digamos que você contribuiu por 35 anos e tem hoje 55 anos de idade, o fator previdenciário vai “retirar” 25% do seu benefício.

O valor deste tipo de aposentadoria vai ser a média dos 80% maiores salários de contribuição desde 1994 até o mês anterior ao seu pedido de aposentadoria.

Como me aposentar antes dos 60 anos com a aposentadoria especial?

Pessoas que se encaixam no perfil da aposentadoria especial, são aquelas que trabalham em locais considerados insalubres e com risco à vida, mas para que seja concedido este tipo de benefício, é necessário comprovar. Essa comprovação se dá por meio do formulário de Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP). 

Existem 3 grupos dentro desse tipo de aposentadoria, o trabalhador se encaixa de acordo com o grau de periculosidade e a agressividade do agente a que foi exposto durante sua vida profissional. Quem se aposenta dessa forma, recebe 100% do benefício, são eles:  

  • 15 anos de contribuição – profissionais que trabalham em mineração subterrânea em frentes de produção com exposição à agentes físicos, químicos ou biológicos;
  • 20 anos de contribuição: profissionais que trabalham expostos à agentes químicos asbesto (amianto) e trabalhadores da área de mineração subterrânea, mas que não trabalham a frente de produção com exposição à associação de agentes físicos, químicos ou biológicos.
  • 25 anos de contribuição: demais casos de exposição a agentes nocivos, como bombeiros, médicos e engenheiros.

IMPORTANTE! Não é necessário ter uma idade mínima para a aposentadoria especial atualmente. Porém, com a Reforma da Previdência as regras da aposentadoria especial vão mudar.

Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?

Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Conteúdo original Melo Advogados

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.