Aposentadoria do INSS: Como pedir o benefício e como solicitar a revisão?

O INSS esclarece que quando uma revisão é solicitada, todo o cálculo é corrigido. Isso nem sempre é bom, pois o valor do benefício pode ser reduzido.

A aposentadoria é um dos principais benefícios concedidos pelo INSS. Existem várias categorias de aposentadoria, cada uma com suas regras e especificidades. De modo geral o segurado precisa cumprir dois requisitos para garantir o benefício: idade mínima e tempo de contribuição. 

Os segurados que receberam a aposentadoria, mas discordam do valor determinado para o benefício, podem pedir a revisão. 

Nesse artigo vamos explicar como fazer o pedido da aposentadoria e como requerer a revisão de benefício. Continue conosco!

Quais são os canais disponibilizados pelo INSS para que segurados solicitem a aposentadoria e que beneficiários peçam a revisão do provento?

Esses serviços estão disponibilizados pelo aplicativo ou site Meu INSS e pela Central de Atendimento no número de telefone 135.

Solicitação da aposentadoria

O segurado que pretende requerer o benefício pelo Meu INSS, precisa primeiramente fazer o cadastro. O segundo passo é conferir se o período de recolhimento junto ao INSS está correto no CNIS. A terceira dica é digitalizar os documentos exigidos para o pedido, isso simplifica o processo.

Vale lembrar, que fazer o cálculo do benefício desejado é de suma importância, pois assim o segurado tem uma noção da categoria de aposentadoria que pode garantir mais vantagens e  valor dela.

Passo a passo para a solicitação da aposentadoria:

  • Acesse a plataforma Meu INSS;
  • Faça o login da sua conta;
  • Escolha a opção “Pedir aposentadoria”;
  • Selecione a modalidade de aposentadoria desejada  (por idade, por tempo de contribuição, especial, entre outras); 
  • Clique na opção “Atualizar” para confirmar as informações pessoais cadastradas. Depois da confirmação selecione a opção “Avançar”;
  • Responda o questionário sobre sua vida profissional;
  • Preencha as informações e anexe os documentos solicitados; 
  • Informe o CEP do local onde mora. Essa informação é necessária para que a plataforma indique o posto de atendimento mais próximo. Também aparecerá um campo para dados bancários;
  • Confira se tudo está correto, selecione a opção que afirma que todos dados foram lidos;
  • Por fim, clique em avançar.

Revisão da aposentadoria

Como foi dito no início do artigo, os aposentados do INSS que não estão contentes com o valor do benefício, podem requerer a revisão do provento. Ela comumente ocorre quando a aposentadoria é concedida com o valor menor que o pretendido pelo contribuinte. O prazo máximo para isso é de 10 anos, após o primeiro pagamento.

Solicitação de revisão da aposentadoria

A revisão da aposentadoria deve ser solicitada pela internet, através do portal Meu INSS. Para isso não é preciso que o beneficiário compareça até uma das unidades da autarquia.

Veja como é o passo a passo:

  • Acesse o Meu INSS (pelo site ou plataforma). Para que o acesso seja disponibilizado o segurado precisa informar o número do CPF e a senha cadastrada;
  • Na barra de pesquisa, digite “Revisão”;
  • O sistema solicitará a atualização seus dados de contato;
  • Selecione atualizar, confira os dados e altere algumas informações, se for preciso;
  • Clique em “Avançar”.

Importante: O INSS dará alguns avisos explicando que ao solicitar a revisão do benefício, todo o cálculo será corrigido, desse modo existe a chance da aposentadoria ter seu valor reduzido ou até mesmo do segurado perder o benefício.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Comentários estão fechados.