Aposentadoria: Documentações necessárias para requerer esse benefício

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Para o segurado requerer algum tipo de benefício no INSS é necessário cumprir os requisitos e o principal ter todas as documentações necessárias em mãos, pois, isto vai facilitar que o seu benefício seja concedido sem burocracias.

No conteúdo de hoje  vamos esclarecer quais são as documentações necessárias para requerer a aposentadoria. 

Falta de documentação para requerer a aposentadoria 

Para a  concessão da sua aposentadoria  é necessário que esteja com todas as suas documentações em mãos, pois, a maioria dos pedidos são negados por falta de documentações. 

O que acontece com a falta de documentação para requerer a aposentadoria? 

  • Seu benefício pode ser negado; 
  • O beneficiário corre o risco de receber seu benefício em um valor inferior.
  • Correr o risco de ter que começar tudo do zero e ainda perdemos alguns meses;

Tipos de aposentadorias mais comuns 

  • Aposentadoria por invalidez;
  • Aposentadoria Especial;
  • Aposentadoria por Tempo de Contribuição; 
  • Aposentadoria por idade.

Documentação necessárias para todos os tipos de aposentadorias

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Carteira de trabalho – se houver mais de uma, você deve levar todas;
  • PIS/PASEP ou NIT (Número de Identificação do Trabalhador, composto por 11 números) – caso você não saiba o seu, é possível solicitar on-line, por telefone ou em uma agência da Previdência Social;
  • Carnês de contribuição para aqueles que contribuíram sem vínculo empregatício durante algum período;
  • Extrato CNIS, que pode ser emitido através do site Meu INSS.
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) / Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Minha carteira de trabalho ou CNIS estão incompletos, o que eu faço?

Neste caso você poderá apresentar: 

  • Extratos do FGTS;
  • Holerites; 
  • Documentos relacionados a seus salários no período.

Documento necessários para homens

  • Certidão de reservista (Aposentadoria por idade e por tempo de serviço); 

Como faço para conseguir as documentações de uma empresa que já faliu?

Neste caso basta ir até o Síndico da Massa Falida e solicitar os documentos. 

Documentos para Aposentadoria por invalidez 

Para esta categoria é necessário ter documentações que comprovem o vínculo empregatício no momento do acidente ou início da doença e também ter documentações que comprovem a invalidez. Veja! 

Documentações: 

  • Receituários;
  • Declaração médicas;
  • Atestados;
  • Exames;
  • Laudos médicos. 

Documentos para a Aposentadoria Especial

Para requerer a aposentadoria Especial, é preciso apresentar uma documentação chamada PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), o mesmo é despachado pelo empregador ou pelo sindicato da categoria. 

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

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Por Laís Oliveira