Muitos anos de trabalho são necessários para que um trabalhador consiga o seu merecido descanso, porém, cada vez mais o processo para obter esse benefício parece mais difícil…

Sendo assim, é preciso que haja uma real vontade de ser recompensado por anos exercendo trabalhos dos mais diversos, pois, é de conhecimento público que não é fácil e nem rápida a obtenção do proveito dessa fase da vida de um trabalhador.

Então, se para um trabalhador comum é complicado, a de um que exerceu função com peculiaridades é ainda mais!

Afinal, com aspectos incomuns, existem exigências a mais para apresentar na hora de solicitar o benefício ao INSS… Calma, vamos por partes!

Hoje, vamos falar sobre o que é a PPP e o que ela significa para o seu processo de aposentadoria especial em 2020!

E então, vamos lá? Boa leitura!

O que é o PPP para aposentadoria?

Bom, o PPP, ou Perfil Profissiográfico Previdenciário, é um documento que transcreve sua trajetória pela empresa na qual seus serviços foram solicitados, desde a evolução de cargos ocupados até a descrição das atividades desempenhadas.

Sendo assim, ele contém informações importantes para averiguar se sua ocupação teve caráter insalubre ou periculoso, concedendo uma remuneração a mais e um tipo de aposentadoria especial.

Portanto, o PPP para aposentadoria especial representa a comprovação mais importante que se possa fornecer ao INSS para a garantia desse benefício, porém, antes de aproveitá-lo, é necessário solicitá-lo! Você vem com a gente descobrir como ou deixará essa oportunidade passar? 

Como solicitar o PPP para aposentadoria?

Então, o PPP para aposentadoria deve ser solicitado em caso de desligamento do negócio ou da solicitação da aposentadoria, e é uma obrigação legal do empregador entregá-lo a você.

Porém, como nem tudo são rosas, essa situação pode ter uma turbulência antes de encontrar o desfecho que se almeja, assim, é necessário que você se mexa para conseguir esse documento – e vamos falar como solicitar o PPP para aposentadoria por conta própria.

Peça para a empresa

Primeiramente, o melhor a se fazer é, simplesmente, pedir ao empregador o documento, de preferência, para o setor de recursos humanos. Então, ou eles te fornecerão o documento ou indicarão quem o detém para que você vá buscá-lo.

Aviso de Recebimento

Caso você tenha solicitado a PPP, mas a empresa ainda não o entregou, esse é o próximo passo a ser dado!

Portanto, o aviso de recebimento é um e-mail endereçado à organização na qual houve prestação de serviços e, por meio dele, preencha com os seus dados (nome, CPF, NIT, tempo que prestou contribuição à empresa e que o PPP será destinado ao requerimento de sua aposentadoria) para enviar essa carta.

Depois disso, o empregador te enviará o PPP como retorno, devidamente assinado.

Ligação

Finalmente, por meio de uma ligação à empresa, porém, gravada. Dessa forma, basta que faça a solicitação e siga as orientações para adquirir o documento.

Lembre-se: registre, por meio de protocolos, gravações ou comprovações de que houve esforço de sua parte para obter o PPP para aposentadoria, pois, mesmo que não seja possível adquirir a documentação, terá provas ao INSS que não foi por negligência sua – e isso é de suma importância para solicitar a sua aposentadoria especial!

Confie em um bom advogado

Mesmo se não conseguir esse documento, ou qualquer outro que os órgãos competentes exigem, ainda é possível que sua aposentadoria contemple o adicional por insalubridade ou periculosidade!

Sendo assim, é preciso a ajuda de um advogado capacitado e experiente sobre esse assunto, para que seu caso tenha um desfecho positivo – e muito vantajoso para você.

Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?

Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS



Conteúdo original Menezes Bonato Advogados Associados