Aposentadoria por idade do INSS: Saiba quando e como solicitar seu benefício

Quando eu vou poder solicitar minha aposentadoria? Essa é uma pergunta frequente entre quem pretende se aposentar por idade pelo INSS.

A escolha do momento da aposentadoria é muito importante e depende isso irá depender de alguns fatores, pois é preciso estar atento as regras estabelecidas pela Reforma da previdência.

Quando posso solicitar minha aposentadoria por idade?

Se você começou a trabalhar antes da vigência da Reforma da Previdência (13/11/2019), para ter direito à aposentadoria por idade você precisa de:

  • 65 anos e 180 meses de carência, se homem;
  • 60 anos e 180 meses de carência, se mulher.
  • Valor da aposentadoria: 70% da média dos seus maiores salários + 1% para cada ano completo de trabalho.

Se você começou a trabalhar depois do início da Reforma, para ter direito à aposentadoria por idade você precisará cumprir:

  • 65 anos e 20 anos de contribuição, se homem;
  • 62 anos 15 anos de contribuição, se mulher.
  • Valor da aposentadoria: 60% da média de todos os seus salários + 2% ao ano que ultrapassar 20 anos para homens e 15 anos para mulheres.

Como solicitar?

É possível solicitar sua aposentadoria pelo site do INSS ou pelo app MEU INSS, em alguns casos é necessário atualizar e-mail e número de telefone.

Passo a passo para solicitar sua aposentadoria pelo site do INSS

  1. Acesse o site do Meu INSS.
  2. Clique em “ENTRAR”
  3. Digite seu CPF e depois sua senha
  4. Clique na opção “Pedir Aposentadoria”
  5. Clique na modalidade de aposentadoria que você deseja
  6. Feito isso, se aparecer uma tela para atualizar seus dados, atualize
  7. Você deverá clicar em “AVANÇAR”
  8. Depois disso, aparecerão algumas perguntas, você deve respondê-las de acordo com a sua situação
  9. Após essas perguntas, você chegará na reafirmação da DER, você deve apertar SIM
  10. Agora anexe a sua documentação (Basta você anexar a documentação de acordo com o que o site pede)
  11. Depois disso, você chegará numa tela onde será necessário informar o CEP de sua residência para você selecionar a Agência da Previdência Social mais próxima de sua casa. 
  12. Agora você deve escolher a agência bancária em que você deseja receber sua aposentadoria
  13. Aparecerá uma tela com o resumo do seu pedido e, mais abaixo, você deve clicar na caixa em branco, confirmando que todas as informações que você inseriu no requerimento são verdadeiras.
  14. Revise todas as informações e clique na caixa em branco e depois em “AVANÇAR”.
  15. Pronto, o seu requerimento de aposentadoria foi feito! 

Documentos necessários

É necessário reunir documentos de vínculo trabalhista, documentos pessoais, extratos previdenciários sobre tempo de contribuição e quaisquer outros elementos que comprovem que o segurado cumpriu todos os requisitos e documentos para concessão do benefício, exemplo:

  • carteira de trabalho;
  • carnês de contribuição – se é o segurado quem paga diretamente o INSS;
  • PIS/PASEP;
  • certidão de tempo de contribuição;
  • RG, CPF e comprovante de endereço, etc.

Acompanhar solicitação

Existem 3 maneiras de consultar seu requerimento:

  • Consulta pela Central 135: serviço é gratuito e poderá ser realizado de segunda-feira a sábado, entre 7h e 22h. Você deve informar o CPF e selecionar o seguinte ramal: dígito 4 e depois 1, depois informar o número do protocolo e pronto!
  • Consulta pelo Meu INSS: Basta fazer login no portal Meu INSS e seguindo o passo a passo: Login -> “Consultar Pedidos” -> ícone da lupa, e pronto!
  • Aplicativo Meu INSS: Faça o login no celular, clique no campo “Consultar Pedidos” e então clicar na lupa para ter acesso aos detalhes.

Segundo a lei número 9.784/99, o INSS tem o prazo de 30 dias (prorrogáveis por mais 30) para decidir sobre benefício, excluídos os prazos abertos em razão de recurso ou complementação documental a cargo do segurado.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

 

Comentários estão fechados.