Aposentadoria por invalidez: Tenho artrite reumatoide, posso me aposentar?

0

No texto de hoje vamos falar sobre quem sofre de Artrite Reumatoide e se é possível aposentar por invalidez, é um assunto pouco falado nas mídias e de grande importância, O INSS tem vários tipos de benefícios para segurados, benefícios como auxílio-doença, auxílio-acidente, salário-maternidade, entre outros, auxílios que amparam o trabalhador em momentos não esperados, seja por doença, acidente, etc.

Se você sofre desta doença ou conhece alguém que tenha, convidamos você a ler nosso texto e ficar por dentro dos seus direitos.

O que é artrite reumatoide?

A Artrite Reumatoide é uma doença grave que atinge uma boa parte da população.

Esta doença atinge diversas partes do organismo, e está mais presente nas articulações.

O que é aposentadoria por invalidez?

A aposentadoria por invalidez tem por objetivo remunerar o segurado que está definitivamente incapacitado para o exercício de atividade que lhe garanta sobrevivência.

Seja por alguma doença ou sequela.

Quem tem artrite reumatoide pode se aposentar por invalidez?

Os portadores da artrite reumatoide têm vários direitos por ser uma doença irreversível, passível apenas de um acompanhamento médico e controle das consequências por ela causada.

Sendo assim a Artrite reumatoide pode ser considerada como uma causa de aposentadoria por invalidez, porém, é necessário que cada caso seja analisado, pois, a Artrite reumatoide pode ser classificada por graus e dependendo do grau poderá causar incapacidade permanente.

Como posso conseguir a aposentadoria por invalidez?

Para que você consiga a aposentadoria por invalidez é necessário você passar por uma pericia de auxílio-doença logo o médico perito do INSS irá confirmar definitivamente a incapacidade para o trabalho.

Artrite Reumatoide

Aconselhamos a você procurar um médico e um advogado especialista no assunto, para que você seja orientado no que fazer e quais as documentações necessárias, laudos médicos, exames, para facilitar a comprovação da incapacidade na perícia médica do INSS.

Tenho artrite reumatoide tenho direito ao beneficio loas?

O LOAS é um benefício de caráter Assistencial, que tem por objetivo garantir um salário mínimo mensal para pessoas que não possuem meios de prover à própria subsistência ou tê-la provida por sua família.

Para você requerer o LOAS basta comparecer a uma unidade do INSS e solicitar, sendo assim será agendado um horário com a Assistente Social que irá avaliar o caso e solicitar vários documentos.

Para quem tem Artrite Reumatoide e tiver a aposentadoria por invalidez negada, poderá entrar SIM com esse benefício, porém vale ressaltar que este benefício é de caráter Assistencial, além de comprovar sua doença é preciso comprovar sua carência Social.

Conclusão

Podemos concluir que o portador da Artrite Reumatoide tem vários benefícios, seja ele auxílio-doença, aposentadoria por invalidez ou LOAS, o fundamental são os laudos médicos, exames, uma boa orientação para a concessão do benefício. 

Procure se informar com profissionais da área, pois, os DIREITOS dependem da limitação de cada paciente, a aposentadoria por invalidez é mais difícil de conseguir, então aconselhamos você a entrar com auxílio-doença para que depois você faça a conversão para a aposentadoria por invalidez.

Dica extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.