Aposentados e pensionistas do INSS passarão fim de ano sem 13º salário

0

Entre abril e junho, os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do seguro Social (INSS) receberam o 13° salário, que foi adiantado por causa da crise criada pelo novo coronavírus.

Sendo assim, este grupo de pessoas terão que enfrentar o final do ano sem um pagamento extra.

Como houve a antecipação, no período natalino não haverá o pagamento extra do INSS, já que o 13° salário foi pago entre abril e junho.

Existe a possibilidade de ser pago o 14° salário, através de um Projeto de Lei que prevê o pagamento extra somente em 2020.

Muitos beneficiários estão se sentindo prejudicados e estão reclamando, já que esse ano foi diferente em tudo. 2020 trouxe gastos extras, com medicamentos, compras de produtos de higienização do ambiente e segurança, como máscaras.

Muitos aposentados e pensionistas usaram o dinheiro para pagar dívidas e contas em atraso. Outros usaram para a compra de remédios, já que contraíram Covid.

14º salário para aposentados e pensionistas do INSS

O Projeto de Lei que prevê o pagamento do 14° salário aos aposentados e pensionistas do INSS ainda está em andamento no Senado Federal. Aprovado, o valor seria destinado para aqueles beneficiários que recebem até três salários mínimos, entretanto, o 14° salário só seria pago em 2020.

Quem teria direito ao 14º salário do INSS?

  • Aposentados;
  • Pensionistas;
  • Segurado que recebe auxílio-doença;
  • Segurado que recebe auxílio-reclusão;
  • Segurado que recebe auxílio-acidente.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil