Aposentados e pensionistas podem receber abono anual em dobro

0

Um projeto de lei pretende alterar a Lei de Benefícios da previdência social, tendo como objetivo instituir um abono anual dobrado para os segurados e pensionistas do INSS.

O cálculo do abono será realizado da mesma maneira que é feito o do 13º salário dos trabalhadores. 

A proposta do projeto de Lei 5641/20,  foi apresentada pelo deputado Áureo Ribeiro (Solidariedade-RJ) à Câmara.

A matéria é uma resposta à crise econômica causada pela pandemia de Covid-19.

“Visto que muitas famílias são sustentadas unicamente por algum membro aposentado ou pensionista, avós ou pais, por exemplo, é de grande pertinência essa proposição. Cabe mencionar que garantir o 14° salário para os aposentados e pensionistas não será suficiente para solucionar a crise econômica, mas é uma medida que deve ser somada a outras para socorrer e restabelecer o crescimento econômico do País”, avaliou Ribeiro.

Quem poderá receber o abono se o projeto for aprovado?

Hoje o 13º salário é concedido aos segurados listados abaixo, que também receberam o abono, caso o projeto seja aprovado.

São eles:

  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;  
  • Aposentadoria;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-reclusão. 

14º Salário: Proposta do abono para 2020 e 2021

O projeto de Ribeiro é similar ao PL 4367/20, do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), que permite, excepcionalmente, a concessão em dobro, nos anos de 2020 e 2021, do abono anual.

É o 13º salário pago aos segurados e dependentes da previdência social que recebem pensões, auxílio-morte, auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão.

O texto está tramitando na Câmara dos Deputados. 

O 14º salário ainda não foi aprovado É só um projeto de lei, ou seja, ainda não é uma lei!

Não houve votação em 2020, porém ele ainda poderá ser votado em 2021, só que quanto mais o tempo passa menos chances existem da aprovação da proposta.  

Com informações de Agência Câmara de Notícias

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.