Aposentados e pensionistas têm até dia 11 para agendar perícia médica

Se foi convocado e não agendou o procedimento, benefício será suspenso

A Operação Pente Fino do INSS continua na ativa. A autarquia convocou 95 mil aposentados e pensionistas que recebem auxílio-doença e auxílio-acidente para passarem por nova perícia médica. Deste montante, apenas 10 mil responderam e fizeram o reagendamento.

Os segurados convocados que precisam passar pelo procedimento para manter o benefício por incapacidade temporária  precisam ficar atentos para não perderem o prazo. Ou seja, 85 mil beneficiados pelo INSS correm o risco de ficar sem o benefício.

A punição para quem não agendar no prazo é a suspensão do benefício. Esse grupo é formado por beneficiários que não foram localizados no endereço que consta na base de dados do INSS ou deixaram de marcar o exame após receber a notificação.

A relação dos segurados foi publicada no DOU (Diário Oficial da União) no último dia 27 de setembro. O INSS anunciou em junho deste ano que iniciaria um pente-fino na lista de segurados que recebem auxílio-doença ou acidentário. Em julho, o instituto começou a enviar cartas para 170 mil segurados.

Os notificados tinham até 30 dias, a contar da data de recebimento notificada pelos Correios, para agendar o procedimento.

Quais os procedimentos que devo tomar?

Há mais de uma maneira que pode ser feita pelo segurado ao receber a carta do INSS. Veja:

  • Entrar em contato através do telefone 135, entrar no site www.meu.inss.gov.br ou acessar o aplicativo Meu INSS para agendar o atendimento. O atendimento pelo telefone funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h;
  • Pelo 135 é possível marcar a apresentação dos documentos originais e entregar as cópias na agência mais próxima.

O resultado sairá a partir das 21h do mesmo dia em que a perícia foi realizada. O contribuinte pode acompanhar através da central ou do próprio site do INSS, citados anteriormente. O benefício fica suspenso até a realização da perícia. 

Quais os documentos necessários?

Os segurados que agendaram sua perícia precisam levar na data os seguintes documentos: 

  • Carteira de identidade;
  • CPF;
  • Laudo médico contendo o CID e a descrição da doença;
  • Exames médicos recentes que comprovem a doença.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Comentários estão fechados.