Aprenda como adiar a prestação de imóveis da Caixa por 180 dias

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Desde ontem, 27 de julho, a Caixa Econômica Federal estendeu o prazo das prestações de consumidores que optaram por adiar o pagamento da dívida da casa própria durante a pandemia para 180 dias.

Inicialmente a suspensão imediata foi anunciada no mês de março e até o momento já contou com duas prorrogações num total de 120 dias ou seja (quatro prestações). Com a nova medida mais duas prestações podem ser adiadas, ou seja mais (60 dias). Até o momento, o número de contratos que tinham pausa de 120 dias chegava a 2,4 milhões, num total de R$ 8,6 bilhões.

Entenda como funciona a prorrogação

A ampliação não é automática. Por isso, o cliente deve solicitar o aumento do período sem pagar a prestação, por meio do aplicativo Habitação Caixa ou pelos telefones 3004-1105, 0800-726-0505, opção 7; 0800-726-8068, opção 2 – 4. A previsão é que acrescente mais R$ 4,4 6 bilhões no valor total de prestações pausadas.

A medida vai beneficiar os contratos realizados por meio do programa ‘Minha Casa Minha Vida’ (Faixas 1,5, 2 e 3) e do SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos). 

Como solicitar a pausa do meu financiamento?

É preciso lembrar que a suspensão temporária das parcelas só estará disponível para os clientes que nos últimos meses não tiveram parcelas em atraso. Quem estiver com débitos vencidos ao anterior a data de estado de calamidade pública não terá direito de participar da suspensão.

Para as pessoas físicas que querem solicitar a suspensão temporária, um dos principais canais é o Aplicativo Habitação Caixa, o aplicativo está disponível para Android e iOS. Ao acessar o aplicativo, o cliente deve clicar na opção “solicitar pausa emergencial”. Depois, será preciso realizar o login. Em seguida, é preciso ler as orientações e clicar em “próximo”. Na etapa seguinte, o cliente informará seu número de celular e autorizará a Caixa a enviar SMS sobre a solicitação. Por fim, basta clicar em “solicitar pausa”.

Além do aplicativo você pode solicitar a suspensão através dos telefones:

  • 3004 1105 – Telesserviço para capitais opção 7
  • 0800 726 0505 – Telesserviço para demais localidades opção 7
  • 0800 726 8068 – WhatsApp

É importante destacar que, além da Caixa, outras instituições bancárias também oferecem a opção de prorrogar as prestações de financiamentos. São elas:

  • Itaú Unibanco
  • Bradesco
  • Banco do Brasil

A participação dessas empresas foi feita mediante um acordo da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) junto ao governo federal.