Aprovado no senado a suspensão dos pagamentos do Fies até o final deste ano. Entenda

0

Foi aprovado no Senado nesta quarta-feira (05) a suspensão dos pagamentos do Fies até 31 de dezembro de 2021. Visando facilitar a permanência dos estudantes nas universidades, frente aos impactos socioeconômicos gerados pela Covid-19.

O pagamento das dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil, mais conhecido como FIES, já tinha sido prorrogado ano passado, mas só esteve em vigor até dezembro de 2020. Para este ano, a proposta  do senador Jayme Campos (DEM-MT), irá para análise na Câmara dos Deputados, se aprovada, ficará em vigor até o fim do ano. 

Para o senador do Partido Democratas, é importante preservar a educação formal e a qualificação profissional para o desenvolvimento do país. “Afinal, não há saída para o país sem educação”, afirma Campos. 

Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

O relator da proposta, senador Dário Berger (MDB-SC), foi o responsável pela prorrogação até dezembro. Antes a medida valeria a partir do dia 1º de janeiro e iria até julho. Berger argumentou, que como já estamos em maio e a suspensão ainda não foi aprovada, é justo que ela se estenda até dezembro.

Hoje já são cerca de 3 milhões de universitários dependentes do Fies, para ter a oportunidade de ingressar e concluir o ensino superior. 

 “A prorrogação da suspensão de pagamentos ao Fies prevista no projeto ajudará a manter os vínculos de estudantes com as instituições de ensino em que se encontram matriculados hoje. No entanto, ela também servirá para amenizar a já difícil situação em que se encontram muitos estudantes egressos da educação superior, tendo em vista o quadro que assola o País, sobretudo entre a população mais jovem.” afirma Dário Berger.

Conteúdo por Lucas Machado