Áreas em que os profissionais de contabilidade podem atuar além de contador

Todas as empresas precisam de bons profissionais para lidar com a área de contabilidade. Por isso, quem faz uma graduação em ciências contábeis pode ter muitas possibilidades para crescer na carreira em empresas de diferentes áreas.

De acordo com o cargo que ocupar, o profissional da contabilidade precisará lidar com diferentes questões contratuais, tributárias, patrimoniais e fiscais.

Ou seja, é necessário ter um alto grau de especialização, buscando as melhores opções de capacitação e atualização, assim como as certificações, como o exame CFC.

Além disso, a área também exige transparência e ética nas ações.

Veja quatro áreas em que os profissionais de contabilidade podem atuar!

Escritórios

Um dos caminhos mais lembrados é atuar como contador em escritórios. O primeiro passo nessa carreira normalmente é como assistente, mas pode mudar rapidamente de acordo com as entregas do funcionário.

As principais atribuições são calcular os impostos que os clientes precisam pagar, fazer o lançamento de notas, controlar a receita, fornecer informações e orientações detalhadas e confiáveis sobre o negócio, entre outras.

Analista

Para atuar como analista financeiro ou contábil, é necessário estar registrado no Conselho Regional de Contabilidade.

Apenas quem está formado e registrado poderá assumir a função, que tem um rendimento acima da média para contadores.

A função desses profissionais é a de analisar as demonstrações, os relatórios contábeis e os relatórios financeiros da empresa, a fim de oferecer informações detalhadas para a gerência.

Isso permite que os diretores consigam tomar decisões mais assertivas em relação às finanças do negócio.

Designed by @pressfoto / freepik
Designed by @pressfoto / freepik

Auditoria

É possível trabalhar com auditoria interna ou externa. No caso do trabalho interno, o profissional deverá verificar os processos da empresa, garantindo que todos os procedimentos foram cumpridos de acordo com a lei.

Essa posição garante que ele tenha todos os direitos de um profissional contratado.

Já no caso de auditores externos, a posição costuma ter um caráter temporário, a fim de analisar os processos já realizados ou em andamento na empresa e checar se eles foram feitos de acordo com a legislação.

Isso normalmente acontece uma vez por ano ou quando há um processo de compra aberto.

Consultoria

Para trabalhar no setor de consultoria, o profissional costuma ser contratado por um escritório que faz atividades dessa área para empresas ou até mesmo trabalhar como um profissional autônomo.

Normalmente, essa área exige mais especialização, seja em tributos, finanças, comércio exterior, análise financeira, contabilidade internacional, entre outras.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Comentários estão fechados.