As obrigações do contrato de prestação de serviços contábeis

0

Sim, o contabilista ou organização contábil deve manter, por escrito, contrato de prestação de serviços contábeis com seus clientes. O contrato comprova os limites e a extensão da responsabilidade técnica, dando segurança jurídica para as partes. 

A obrigatoriedade está amparada nos artigos 593 a 609 da Lei 10.406/2002 e das Resoluções CFC nº 1.457/2013 e 1493/2015. O contrato de prestação de serviços vincula as partes até que o serviço seja concluído, onde qualquer mudança deve ter o consentimento das duas partes. Os direitos e deveres, quando definidos em contrato, valorizam a categoria.

Itens Obrigatórios para Contrato

Um contrato de prestação de serviços deve conter cláusulas mínimas:

  • Identificação das partes contratantes;
  • Especificação dos serviços contratados;
  • Duração do contrato, especificando datas ou tempo de serviço;
  • Cláusula rescisória, fixando prazo de assistência;
  • Valor dos honorários profissionais;
  • Forma de pagamento, com prazos;
  • Responsabilidade das partes;
  • Apontamento de Foro para dirimir conflitos.
  • Carta de Responsabilidade da Administração.

Sobre Rescisão do Contrato

O rompimento do vínculo implica na celebração do distrato entre as partes, com a especificação da cessação das responsabilidades dos contratantes. Importante: no documento de rescisão de contrato e transferência de responsabilidade técnica, deve constar a responsabilidade do cliente de recepcionar seus documentos que estejam em posse do responsável técnico de rescinde o contrato.

A devolução dos livros fiscais, documentos e arquivos, incluindo arquivos digitais e detalhes técnicos dos sistemas de informática, deverão estar estabelecidos em cláusula rescisória na celebração do distrato contratual.

Para o responsável técnico que estiver rescindindo o contrato, é sua responsabilidade cumprir as obrigações tributárias acessórias cujo período de competência tenha decorrido na vigência do contrato de prestação de serviços. É também se dever comunicar ao novo responsável técnico contratado sobre fatos primordiais para o seu exercício.

Penalidades

O contabilista ou organização contábil que estiverem prestando serviço sem contrato estão sujeitos a multa, advertência reservada, censura reservada, censura pública, suspensão do exercício profissional e até mesmo o cancelamento do registro profissional.

Modelo de Contrato de Serviços Contábeis

O portal do Conselho Federal de Contabilidade disponibiliza um modelo de contrato de prestação de serviços contábeis. Ele pode ser baixado clicando aqui

Dica para contadores

Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos. Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, o curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber.

Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda, SPED e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!

Com informações Etecla