O sitio da Fazenda divulgou em nota ontem que os certificados digitais dos endereços www.nfe.fazenda.gov.br e www.sefazvirtual.fazenda.gov.br serão alterados no dia 27/07/2017.

Deu a louca na Ensino Contábil, cursos de 80 a 110 reais (Saiba Mais)

Para estabelecer uma conexão segura com quaisquer serviços existentes sob esses endereços será necessário que a cadeia destes novos certificados esteja instalada na máquina do usuário. Informamos abaixo os links para download e instalação das cadeias:

Autoridade Certificadora Raiz Brasileira v2

AC Secretaria da Receita Federal do Brasil v3

Autoridade Certificadora do SERPRORFB SSL

Mas para aqueles que ainda possuem dúvidas sobre Certificado Digital, separamos as informações mais importantes para ajudar a entender melhor o que é e qual a importância de se possuir um Certificado Digital. Confira!

Mas o que é um Certificado Digital?

O Certificado Digital é um arquivo eletrônico, com validade jurídica, que garante a proteção às transações eletrônicas e de outros serviços pela internet. É uma assinatura digital feita para que pessoas físicas ou jurídicas se identifiquem e assim de forma eletrônica os arquivos, de qualquer lugar, com mais segurança e agilidade.

Para aqueles que possuem medo ou até mesmo receio de acessar a conta bancária pelo computador, que não se sentem seguros de enviar informações sigilosas sobre a empresa pela internet é uma ótima opção e até mesmo requisito em algumas obrigações requeridas pelo fisco.

Para que serve um Certificado Digital?

Nos dias de hoje, o certificado digital é como se fosse uma carteira de identidade eletrônica que garante a identificação das partes envolvidas.

Possuir um Certificado Digital assegura a proteção das informações trocadas no ambiente virtual. Essa tecnologia foi criada com o propósito de oferecer segurança, autenticidade, confiabilidade e mais integridade com as informações eletrônicas.

Quem precisa de um Certificado Digital?

Todas as pessoas físicas ou jurídicas que realizam atividades online.

O Certificado Digital não é opção para todos, para algumas pessoas ele é exigido. Todas as empresas que precisam emitir nota fiscal eletrônica, assim como empresas inscritas no regime tributário de lucro real ou presumido, são obrigadas a utilizar um Certificado Digital.

Preciso de um Certificado Digital?

Se você diariamente desenvolve atividades online que necessitam de informações sigilosas sobre empresas, é mais que necessário, é essencial.

O Certificado Digital evita que você perca tempo fazendo atividades presencialmente e ainda protege suas informações online. Algumas atividades como reconhecimento de firmas, entrega de documentos via moto boy e idas ao banco, podem ser substituídas por transações via internet. Com a garantia de autenticidade e proteção de todas as informações trocadas.

Confiras abaixo as principais atividades que podem ser seguradas pela utilização de um Certificado Digital.

  • Assinatura e envio documentos pela internet;
  • Realização de transações bancárias;
  • Envio de declarações da sua empresa;
  • Assinatura de notas fiscais eletrônicas, conhecimentos de transporte eletrônico (CTs-e) e manifestações do destinatário;
  • Realização de transações bancárias;
  • “Login” em ambientes virtuais com segurança.

Quais são os principais benefícios?

Utilizar um Certificado Digital promove a garantia da validade jurídica dos documentos eletrônicos, a desburocratização de processos, uma vez que dispensa o reconhecimento de firmas e a economia de tempo, já que os serviços são realizados diretamente pela internet.

Quais são os tipos de Certificados?

e-CNPJ: Funciona como um CNPJ virtual e serve para emissão de nota fiscal eletrônica, transmissão de escrituração fiscal digital e obrigações acessórias.

e-CPF: Da mesma forma que o anterior, funciona como um CPF virtual utilizado para entregar declarações de imposto de renda e demais documentos eletrônicos que exijam uma assinatura digital eletrônica.

Quanto custa um Certificado Digital?

Investir em um certificado digital varia de empresa para empresa. Atualmente muitos negócios especializados em certificados digitais oferecem certificados por preços, validades, segmentos e tipos diferentes, podendo variar de R$230 à mais de R$330. Se você pretende investir, comece pesquisando bastante e estudando os melhores preços e tipos adequados a sua empresa.

Via supersoft

Comente no Facebook

Comentários