Objetivo é discutir sobre novas tecnologias aplicadas nos processos de Auditoria Continuada

“O Papel da Contabilidade e dos Sistemas de Informação na Auditoria e Monitoramento Contínuo”. Esse é o tema do 45º Simpósio Mundial de Auditoria Contínua e Relatórios (45TH World Continuous Audihing & Reporting Symposium – WCARS), que teve início na manhã desta quarta-feira (5), no Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC). Considerado um dos principais espaços de discussão, pesquisa e prática na aplicação de tecnologias para Auditoria Continuada, o evento reúne, nesta edição, cerca de 200 participantes, entre estudantes, professores, pesquisadores, profissionais e empresas de contabilidade. A programação segue até o final da tarde de hoje.


Durante a abertura, o presidente do CRCSC, Marcello Seemann, destacou que a Auditoria Continuada segue se aprimorando e quebrando paradigmas. “A Auditoria é um instrumento de controle interno, um alicerce da Gestão de Riscos. Precisamos encontrar modelos inteligentes, acompanhando o rápido avanço da tecnologia”, afirmou, reconhecendo a importância de melhoria nos processos para o alcance de rentabilidade das organizações empresariais.

O Prof. Dr. Miklos Vasarhelyi, da Rutgers Business School, salientou a disposição e disponibilidade dos brasileiros, em especial os catarinenses, em se aprofundar no campo da inovação e dos processos inovadores em si. “Nesta segunda visita a Santa Catarina, percebi o crescimento do interesse de alunos, professores e profissionais no assunto. Também temos atuado com algumas empresas do segmento têxtil, que executam processos de Auditoria Continuada”, disse.

Na sequência, o professor falou sobre Data Analytics Research Initiative (RADAR) & the Audit Data Analytics (ADA). “Auditoria nada mais é do que realizar várias formas de aferição. Precisamos de um novo modelo, pensando no futuro, para repensar a forma de conferir e verificar o extenso volume de informação. A mudança é incipiente e leva um tempo para se adotar novas práticas”, apontou Miklos.

Ao final da Sessão de Abertura, o professor Miklos Vasarhelyi recebeu homenagem das mãos do presidente Marcello Seeman, em reconhecimento à trajetória, pesquisa e trabalho desenvolvido pelo estudioso.

Produção Científica

Em paralelo às sessões de palestras, vários trabalhos técnicos e científicos estão sendo apresentados  em forma de scientific poster e technical poster. Todos serão avaliados por um comitê científico e, ao final do evento, os três melhores serão premiados e indicados a publicações em revistas científicas, sugeridas pelos próprios membros do comitê de avaliação.


Professores e estudantes ratificam a necessidade de sair do espaço físico da Academia, para ampliar os horizontes do conhecimento e fortalecer a educação continuada. “O CRCSC abraçou a ideia das universidades, em prol da formação de alunos e profissionais, ao mesmo tempo em que fortalece seu papel com a categoria profissional”, pontuou a Prof.ª Dr.ª Fabrícia Silva da Rosa, do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Sobre o WCARS

Realizado pela segunda vez em Florianópolis, o evento tem como objetivo proporcionar a disseminação do conhecimento e o intercâmbio científico e técnico entre acadêmicos e profissionais da Contabilidade.

“Esta parceria vem funcionando bem nos últimos anos e pode resultar na ida de novos estudantes para a Rutgers e na troca de experiências e conhecimentos. Que esse Congresso resulte em bons frutos”, destaca o Prof. Dr. Rogério João Lunkes, do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGC) da UFSC.

Nesta edição, a programação técnica vai discutir temas como: Análise de Auditoria e Business Intelligence; Big Data; Garantia Contínua; detecção de fraude; eXtensible Business Reporting Language (XBRL); auditoria software e sistemas de papel de trabalho; Blockchain; mineração de texto e voz; ERP: o uso de drones; aplicativos móveis; e demais tecnologias e inovações.