Aumento de 58% no número de anúncios de emprego no Brasil

Com lenta retomada, o site de emprego Indeed vê número de vagas crescer em comparação com o ano passado e dá dicas de como aproveitar o momento da retomada.

0

O mercado de trabalho no último ano teve altos e baixos. Apesar dos impactos negativos da pandemia no número de vagas abertas no último ano, esse cenário tende a mudar.

Segundo o Indeed, site número 1 de empregos no mundo, houve aumento de 58% no número de anúncios de emprego no Indeed em comparação com o patamar de 1º de fevereiro de 2020.

Essa retomada é um sinal de esperança para quem procura emprego, incluindo os recém-formados e os que estão prestes a se formar, que experimentaram mudanças significativas e inesperadas em seus planos devido à pandemia. 

A incerteza sobre as oportunidades de emprego e a interrupção das rotinas podem tornar a busca de emprego, que já é estressante, em algo ainda mais desafiador.

“É importante reconhecer que, quem está entrando no mercado de trabalho em um contexto pandêmico, enfrenta uma realidade que muitas pessoas nunca enfrentarão”, disse Felipe Calbucci, diretor de vendas do Indeed no Brasil.

“O mais importante é cuidar de si mesmo e das pessoas ao seu entorno enquanto todos enfrentam essa situação juntos”.

Pensando nisso, os especialistas do Indeed separaram 4 dicas que podem ajudar na hora de conseguir a reinserção no mercado de trabalho.

Durante a pandemia considere um trabalho temporário ou ‘não planejado’

Dependendo da situação financeira, pode ser necessário considerar um trabalho de curto prazo ou fora da área de especialização, enquanto os empregadores se ajustam à nova realidade.

Esses empregos podem não ser o tipo de trabalho que se espera, mas os trabalhos remotos e presenciais disponíveis neste momento ajudam a agregar experiência ao currículo e ter uma vantagem no longo prazo.

Mostrar aos empregadores que foi capaz de se ajustar a essa situação desafiadora pode tornar seu currículo mais competitivo.

Ao procurar oportunidades de trabalho, vale priorizar as habilidades sociais da vaga que apoiem na carreira escolhida.

Mesmo se um emprego não for o setor ideal, é possível desenvolver habilidades que serão úteis quando se candidatar a empregos futuros.

Por exemplo, resolução de problemas complexos, uso remoto de software, resolução de conflitos e comunicação, são experiências que podem ser adicionadas ao currículo.

Prepare-se para um processo de contratação remoto

Mesmo que não seja um emprego na área pretendida, sentir-se confortável com a contratação em modo remoto e os aplicativos online pode melhorar a capacidade de ser contratado.

Praticar simulações de entrevistas em vídeo ou por telefone com uma pessoa de confiança pode ajudar na hora de se preparar para uma contratação remota real.

Por exemplo, saber como falar sem interromper alguém durante uma videochamada pode ser diferente de uma conversa presencial.

Criar uma presença profissional em redes sociais também pode ajudar a encontrar oportunidades e conhecer profissionais no campo escolhido, enquanto estamos em quarentena.

É crucial unir-se a grupos de mesmo interesse profissional, interagir com profissionais para expandir sua rede e melhorar o perfil online.

Designed by Africa Studio / shutterstock
Designed by Africa Studio / shutterstock

Networking, aconselhamento e entrevistas informativas, feitas remotamente, podem ajudar na preparação para entrar no mercado de trabalho após a formatura.

Aprimore seu conhecimento profissional e educacional

Uma parte inevitável de qualquer procura de emprego é esperar que os empregadores entrem em contato com você.

Enquanto você espera por uma resposta, pode ser uma boa ideia manter-se ocupado e ativo.

Aprimoramento profissional e educacional durante esse período como treinamento de desenvolvimento profissional, certificações online e cursos específicos podem ser úteis para se manter ativo e acrescentar experiência ao currículo, além de aumentar o círculo de networking.

É necessário buscar melhores oportunidades no campo escolhido, atualizar os alertas de vagas, pesquisar faixas salariais competitivas e estabelecer contatos ativamente.

Atualizar os currículos e personalizá-los para cada vaga em que vá aplicar fazem a diferença. 

Usar um modelo de currículo funcional priorizando as competências relevantes relacionadas a área da vaga contribuem para uma aplicação mais direta.  

Contratação e integração mais lenta do que o normal neste momento

O que esperar no primeiro dia varia de empresa para empresa. Nesse momento, deve-se ter uma linha de comunicação aberta com o novo empregador e fazer todas as perguntas necessárias sobre a nova oportunidade.

Mas lembre-se de que você precisa se preparar para uma contratação e integração mais lenta do que o normal, pois os empregadores estão ajustando e mudando a forma como contratam e integram os candidatos. 

Pode ser difícil fazer a transição para um ambiente de trabalho novo, sem contato social.

Este é um momento difícil e, embora o sentimento de frustração seja natural, é necessário ser paciente.

Ter paciência consigo, com a empresa e com as pessoas ao redor durante este tempo de crise faz a diferença no momento da procura por novas oportunidades e para uma integração com um novo time. 

Metodologia

Todos os números representados são a mudança percentual nos postos de trabalho ajustados sazonalmente desde 1º de fevereiro de 2020, utilizando uma média de sete dias.

O dia primeiro de fevereiro de 2020 é nossa linha de base pré-pandêmica.

Ajustamos sazonalmente cada série com base em padrões históricos em 2017, 2018, e 2019. 

Este dado é baseado em informações disponíveis publicamente no site Indeed Brasil.

Exceto quando especificado de outra forma, ela se limita ao Brasil, não é uma projeção de eventos futuros, e inclui tanto solicitações de empregos remunerados quanto não remunerados.