19°C 29°C
Uberlândia, MG

Ausência de tarifas: Bancos usam como atrativo para conquistar novos clientes

Ausência de tarifas: Bancos usam como atrativo para conquistar novos clientes

16/10/2019 às 14h49 Atualizada em 16/10/2019 às 17h49
Por: Leonardo Grandchamp
Compartilhe:
Imagem por @user6724086 / freepik
Imagem por @user6724086 / freepik

A plataforma ShopFully, realizou um levantamento junto a 3.339 consumidores de todo o país para mapear o comportamento, intenção de compra e preferências sobre os bancos que oferecem serviços no território brasileiro. A pesquisa, realizada entre os dias 20 e 23 de setembro, buscou identificar as práticas da população no segmento financeiro.

Continua após a publicidade

Um dos resultados mais marcantes da pesquisa foi o das motivações que levam um usuário a trocar seu atual banco. Segundo a amostragem, que respondeu a 8 perguntas de múltipla escolha, 75% das pessoas troca de banco ao encontrar tarifas baixas ou nula. Em segundo lugar, com 19%, ficam os investimentos mais rentáveis. Com 18%, transações como DOC e TED ilimitados ou gratuitos; 14% pela melhor qualidade de atendimento online (app ou site) e, em último lugar, com 8%, a possibilidade de junção de contas de Pessoa Física e Pessoa Jurídica.

Outro dado relevante é o de que, entre os entrevistados, 21% não possuem contas em banco. Um número alto e que reflete a exclusão de parcela da população ao sistema bancário: "Os que têm renda estão incluídos no sistema bancário. Os que não têm, só agora começam a fazer parte. Mas devemos discutir se o sistema bancário brasileiro é adequado à realidade nacional", afirma Marcio Pochmann, presidente do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

Dos que afirmaram possuir contas em bancos, 64% são donos de cartão de crédito. As bandeiras desses refletem o share de mercado: 51% dos pesquisados usam Mastercard, 29% Visa, 7% Elo e 10% outros. Já o ranking dos bancos mais utilizados por Pessoas Físicas ficou com a Caixa Econômica Federal (27%) em primeiro lugar, Itaú (17%) em segundo, Bradesco (16%) em terceiro, Banco do Brasil (14%) em quarto, Santander (13%) em quinto e, apesar do recente boom dos bancos digitais, esses aparecem com apenas 6%, refletindo um enorme potencial de crescimento ainda a ser explorado.

Por outro lado, para os que têm contas de Pessoa Jurídica, quem ficou em primeiro lugar como banco de preferência foi o Santander (19%), seguido do Itaú (18%), Caixa Econômica Federal (17%) e Bradesco (16%).

Continua após a publicidade

Por fim, quando perguntados sobre quais meios costumam utilizar para pagar contas, 44% informaram utilizar o aplicativo do banco, seguidos de 32% que vão às lotéricas, 10% que preferem as agências físicas e apenas 6% que utilizam diretamente o site do banco.

ShopFully é a representante brasileira das operações da ShopFully International Group, empresa fundada em 2010 na Itália.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uberlândia, MG
29°
Parcialmente nublado

Mín. 19° Máx. 29°

29° Sensação
2.43km/h Vento
40% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h25 Nascer do sol
05h55 Pôr do sol
Sex 29° 19°
Sáb 29° 20°
Dom 30° 19°
Seg 30° 19°
Ter 30° 19°
Atualizado às 16h07
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,16 +0,30%
Euro
R$ 5,54 +0,59%
Peso Argentino
R$ 0,01 +0,16%
Bitcoin
R$ 355,507,13 +1,31%
Ibovespa
124,561,01 pts -0.14%
Publicidade
Publicidade