Autuações da Receita Federal aumentam mais de 12% no 1º semestre de 2017

Apenas 2015 registrou um volume maior de autuações do que o da primeira metade deste ano.

Segundo os dados do balanço da Fiscalização da Receita Federal, houve um aumento de 12,6% no montante de créditos tributários lançados no primeiro semestre de 2017 em relação ao mesmo período de 2016.

Deu a louca na Ensino Contábil, cursos de 80 a 110 reais (Saiba Mais)

Ao todo, mais de R$ 73 bilhões foram lançados nos primeiros seis meses do ano. Trata-se do segundo maior valor já recuperado pela Receita em um primeiro semestre, perdendo apenas para 2015. Nesse ano em questão, a marca atingida foi de R$ 75 bilhões em autuações.

Atenção com as declarações

Os dados do órgão ainda dão conta de que o Fisco aumentou o procedimento fiscal chamado “Revisão de Declarações.

Esses dois fatos fazem com que as empresas tenham ainda mais atenção, uma vez que 92% dos arquivos entregues à Receita Federal têm origem em apenas duas escriturações: a EFD_CONTRIBUIÇÕES e a EFD-ICMS/IPI.

As informações exigidas pelo Fisco para a entrega dessas duas obrigações contêm dados de operações com incidência de impostos como ICMS e IPI, no caso do SPED FISCAL, ou da Contribuição para PIS/Pasep e Cofins, no regime cumulativo ou no regime não-cumulativo, e ainda daContribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta, no caso da EFD-CONTRIBUIÇÕES.

As informações necessárias para preencher as duas obrigações citadas acima provém de diversas operações realizadas diariamente pelas companhias do país. Sendo assim, a inclusão correta desses diversos dados, seguindo as regras de escrituração digital, é considerado um dos grandes desafios para as empresas.

Além disso, são muito frequentes as falhas de cadastro, parametrizações incorretas e o não armazenamento de informações exigidas pelo Fisco.

A soma de todos esses erros cria o cenário perfeito para a entrega incorreta de informações junto à Receita Federal.

Via grupo skill

Comente no Facebook

Comentários

Facebook Comments Plugin Powered byVivacity Infotech Pvt. Ltd.

Anúncios

DEIXE UMA RESPOSTA

Coloque seu comentpario
Coloque o seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.