Auxílio Brasil: saiba como fazer a inscrição no novo programa

O Bolsa Família, atualmente, atende a 14,6 milhões de famílias

O Auxílio Brasil deverá entrar em vigor no mês de novembro, o novo programa de transferência de renda irá substituir o Bolsa Família e deverá ter um valor médio de R$ 300, conforme quer o presidente Jair Bolsonaro.

Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou com vetos o projeto de lei que autoriza o governo a usar a reforma do Imposto de Renda (IR) para custear a criação do Auxílio Brasil.

Para se inscrever no Auxílio Brasil, você deverá estar vinculado ao Cadastro Único (CadÚnico), quem já estiver cadastrado deverá atualizar seus dados.

O Bolsa Família, atualmente, atende a 14,6 milhões de famílias. O desejo do governo é que o Auxílio Brasil atenda 17 milhões de famílias.

Como se inscrever no Auxílio Brasil?

Para se inscrever será preciso estar vinculado ao CadÚnico, estar com o CPF, estar em situação de pobreza ou extrema pobreza. Segundo informações, os beneficiários do Bolsa Família serão automaticamente incluídos na base de dados do Auxílio Brasil. Sendo que haverá um período de transição com benefícios compensatórios, dependendo das parcelas que os beneficiários do Bolsa Família já recebem.

Como se inscrever no CadÚnico?

A inscrição não pode ser feita pela internet, é preciso ir até ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) ou ao posto de atendimento do Cadastro Único do seu município.

O Cadastro Único (CadÚnico) é um registro que permite ao governo saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil.

O Cadastro Único foi criado pelo Governo Federal, mas é operacionalizado e atualizado pelas prefeituras de forma gratuita.

Documentos necessários para se inscrever:

CPF
RG
Certidão de Nascimento
Certidão de Casamento; Carteira de Trabalho
Título de Eleitor
Registro Administrativo de Nascimento Índigena (Rani).
Acesse o site do Cadastro Único.
Preencha o formulário com seu nome completo, data de nascimento, o nome da mãe e selecione o estado e município onde mora.
Clique em “Emitir” para saber se está inscrito no CadÚnico ou não

Comentários estão fechados.