Auxílio caminhoneiro vai ser pago por aplicativo, veja onde receber

O governo federal publicou uma portaria estabelecendo o pagamento do Auxílio Caminhoneiro através do aplicativo

Nesta quarta-feira (3), o governo federal publicou uma nova portaria do Diário Oficial da União (DOU) em que regulamenta o Auxílio caminhoneiro.

Dentre as medidas regulamentadas o Auxílio caminhoneiro, ou Benefício Emergencial aos Transportadores Autônomos de Carga (BEm Caminhoneiro) como o governo chama o programa, será pago por meio de uma conta poupança social digital que poderá ser acessada pelo Caixa Tem.

Aplicativo Caixa Tem

Diferente do aplicativo da Caixa, o Caixa Tem funciona exclusivamente para que os brasileiros possam movimentar a conta Poupança Social Digital utilizada pelo governo para pagar os mais diversos benefícios, como o próprio Auxílio caminhoneiro.

Através do Caixa Tem, o cidadão poderá movimentar o benefício, podendo realizar compras com o cartão de débito ou virtual, realizar transferências, pagar boletos e enviar transferências bancárias e Pix para outras pessoas.

Vale lembrar que o uso do aplicativo é exclusivo para a Poupança Digital Social da Caixa, e tanto a conta quanto o app podem ser acessados de forma totalmente gratuita, assim como os serviços oferecidos que também são gratuitos.

O Caixa Tem pode ser baixado no seu celular direto na loja de aplicativos:

  • Clique aqui para baixar o Caixa Tem no seu celular Android;
  • Clique aqui para baixar o Caixa Tem no seu celular iOS.

Quem tem direito ao Auxílio caminhoneiro?

O benefício será pago aos profissionais cadastrados no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) em 31 de maio de 2022. O caminhoneiro deverá estar com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o CPF em dia.

É importante esclarecer que não será preciso realizar nenhuma inscrição para receber o benefício de R$ 1 mil. Isso porque o governo utilizará os dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para selecionar os profissionais com direito ao benefício.

Também é válido esclarecer que o benefício será pago num total de seis parcelas que serão pagas de agosto a dezembro.

Contudo, a parcela de agosto será dobrada, pois será pago o benefício do respectivo mês, assim como a parcela retroativa do mês de julho.

Calendário de pagamentos

Confira as datas em que o Auxílio caminhoneiro será pago:

  • 1ª e 2ª parcela: 9 de agosto;
  • 3ª parcela: 24 de setembro
  • 4ª parcela: 22 de outubro;
  • 5ª parcela: 26 de novembro;
  • 6ª parcela: 17 de dezembro.

Comentários estão fechados.