Auxílio-doença, aprenda a prorrogar o benefício

0

Muitos beneficiários do auxílio-doença tem dúvidas sobre como realizar a prorrogação do benefício. Bom, saiba que é possível fazer a solicitação de prorrogação pela central telefônica 135. Contudo a maneira mais prática de prorrogar o benefício é por meio da plataforma Meu INSS. A plataforma Meu INSS foi desenvolvido para que os segurados possam acessar diversos serviços do INSS bem como da Previdência Social por meio de computador ou ainda pelo celular (Android e iOS).

Por meio do aplicativo para dispositivo móvel, o próprio segurado preenche as informações necessárias bem como envia os documentos (em PDF) e realizam o pedido de prorrogação do benefício. No caso do Meu INSS por meio do site e aplicativo, siga os passos à seguir.

  1. Primeiro passo, acesse o site meu.inss.gov.br/ ou baixe o aplicativo para Android ou iOS;
  2. Segundo passo, clique em Entrar se você já tiver senha cadastrada; ou clique em Cadastrar Senha para fazer o seu cadastro;
auxilio doença

Atenção! Caso o segurado não tenha a senha ou não consiga cadastrar, é possível realizar a solicitação para prorrogar o benefício. Veja os passos seguintes:

  1. Clique na opção Agendamentos/Solicitações;
  2. Clique em Novo Requerimento;
  3. Digite a palavra “prorrogação” e clique em Pedido de prorrogação com documento médico;
  4. Confirme seu dados, digite o Número do Benefício e clique Avançar;
  5. Nesse momento, você deve anexar o documento de identificação e o atestado médico; tire foto desses documentos e inclua no pedido; depois, clique em Avançar;
  6. Informe seu CEP no campo indicado e clique em Consultar; selecione a agência de sua preferência e clique em Avançar;
  7. Verifique se todos os dados do seu pedido para prorrogar o auxílio-doença estão corretos, marque a opção “Declaro que li e concordo com as informações acima” e clique em Avançar. Em seguida, clique em Gerar comprovante para arquivar em seu celular. Agora é só aguardar a resposta do INSS, é possível acessar o andamento em Agendamentos/Solicitações.

Fique atento! O prazo para realização da prorrogação do auxílio-doença deve acontecer com pelo menos 15 dias de antecedência do benefício ser encerrado. Caso você não faça o pedido de prorrogação dentro do prazo, terá seu benefício cancelado, logo, será necessário solicitar um novo auxílio-doença.

Por fim, como as agências estão sendo reabertas, o INSS informará quais serão os procedimentos para solicitar a diferença desse valor. No mais, o segurado terá que passar por uma nova perícia médica.

Conteúdo por Jornal Contábil, com informações de Mota Advogados Associados. Clique aqui para atendimento!