Auxílio-doença: Como funciona os pedidos e pagamentos sem as perícias presenciais?

0

Algumas agências do INSS ainda continuam fechadas por conta do coronavírus e com isso a grande dúvida dos segurados é em como vai funcionar o agendamento e o pagamento do auxílio-doença. 

As agências do INSS seriam reabertas nesta última segunda-feira, 14, para atender demandas da perícia médica necessárias para receber o auxílio-doença definitivo. 

Mas na prática não foi assim, no estado de São Paulo, os médicos peritos optaram por não retornar o atendimento até que o INSS forneça as devidas condições de segurança e de higiene para o trabalho. 

Como fica os pedidos e pagamentos do auxílio-doença sem as perícias?

Os segurados poderão solicitar a antecipação do auxílio no valor de R$ 1.045, pelo Meu INSS.

Para os que tiveram um valor maior, vão receber a diferença quando passarem pela perícia presencial. 

Para os segurados que solicitaram o benefício a partir de fevereiro de 2020 e não tiveram o benefício concedido, poderá entrar com uma nova solicitação em até 30 dias depois da abertura das agências. 

O segurado que teve o benefício negado pode pedir o auxílio novamente? 

O segurado que teve o benefício negado ou aceito sem a perícia presencial, poderá solicitar o auxílio novamente, esta solicitação pode ser feita pelo Meu INSS ou ligando no 135. 

O pedido será analisado pela área técnica do instituto e deve ter o anexo do atestado médico.

Se o benefício for aprovado, o INSS faz o pagamento desde a data do primeiro requerimento. 

Pagamento 

Não é necessário fazer um novo pedido para receber a diferença se o período de afastamento com auxílio de R$ 1.045 acabou até 2 de julho, o INSS vai pagar os valores em atraso, desde a data do primeiro requerimento. 

Se a sua perícia estava agendada para esta semana, é necessário agendar uma nova data pelo telefone 135 ou pelo Meu INSS. 

Para estes casos a remarcação é feita automaticamente, mas o segurado deve ligar para a central do INSS ou verificar no Meu INSS para conferir se a data foi remarcada. 

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Por Laís Oliveira