O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) irá prorrogar por mais três meses a antecipação de um salário mínimo (R$ 1.045) mensal para trabalhadores que estão na fila do auxílio-doença ou que solicitarem o benefício.

Desde abril, portaria havia permitido a antecipação por três meses, por causa da pandemia do coronavírus. Por fontes do governo, o entendimento é que será necessário evitar que as pessoas se exponham e saiam de casa para encaminhar este tipo de auxílio.

Entretanto, a antecipação irá ocorrer até setembro. A prorrogação por mais três meses da antecipação valerá também para o BPC (Benefício de Prestação Continuada).

 As agências físicas do INSS só vai reabrir a partir de 13 de julho, retomando cerca de 80% do atendimento.

INSS


 Através de fontes do órgão, a retomada será de cerca de 60% das agências e todas as grandes cidades voltarão a ser atendidas.


Os funcionários que fazem parte dos grupos de risco seguirão em trabalho remoto. Em áreas remotas da Amazônia, onde comunidades ribeirinhas dependem de atendimento via barco, o órgão já retomou os atendimentos físicos há duas semanas. Auxílio-doença pode ser liberado com atestado enviado pela internet

A previsão é, que o acesso ao interior das agências será controlado e ficará restrito a usuários com agendamento prévio e servidores. Haverá limite máximo de pessoas no mesmo ambiente.

Por enquanto, no atendimento presencial serão priorizados os serviços de perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional. Para qualquer um destes serviços, o segurado deve realizar o agendamento pelo Meu INSS (site e aplicativo) ou através do telefone 135.

Portanto, até o atendimento presencial não for retomado, os segurados devem solicitar os serviços através do Meu INSS (site e aplicativo) ou pelo telefone 135. As datas de requerimento de quem pedir um benefício. Como: aposentadoria, estão preservadas, permitindo que os segurados recebam todos os valores atrasados.

Deve ficar atento, porque não haverá atendimento se antes não ter sido agendado.