Inúmeros brasileiros tiveram a conta poupança social digital da Caixa bloqueadas por suspeita de fraude, com isso a Caixa Econômica Federal esta notificando os brasileiros que tiveram suas contas bloqueadas através do aplicativo Caixa Tem para que possam comparecer a agência para efetuar o desbloqueio.

Para organizar as filas das agências e evitar a aglomeração, um calendário foi organizado de acordo com o mês de aniversário do trabalhador, onde o cidadão no dia específico precisa comparecer a agência para efetuar o desbloqueio.

Para os brasileiros nascidos nos meses de janeiro, fevereiro e março a regularização ocorreu até o dia 24 de julho. Já esta semana os nascidos nos meses de abril e maio terão que comparecer a unidade bancária mais próxima munidos de seus documentos de identificação para efetivar o desbloqueio. Veja as datas para comparecimento à seguir:

Calendário para comparecimento na Caixa

As datas estão estabelecidas e divididas de acordo com o mês de nascimento do beneficiário com o principal motivo de evitar aglomeração nas agências.

Mês de nascimentoDia para comparecimento
Janeiro, fevereiro e marçoAté o dia 24 de julho
Abril e maioDe 27 a 31 de julho
Junho e JulhoDe 03 a 07 de agosto
Agosto, setembro e OutubroDe 10 a 14 de agosto
Novembro e dezembroDe 17 a 21 de agosto

Quem teve a conta do auxílio bloqueada por suspeita de fraude recebeu a mensagem de:

O processo todo de comprovação de titularidade é rápido, acontece em até 15 minutos, segundo o banco.

Prioridade no recebimento

De acordo com o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, no momento a prioridade da regularização do cadastro é para os beneficiários que vão receber alguma parcela do auxílio emergencial nos próximos dias, que estão dentro do calendário do 1º ciclo de pagamentos.

Vale lembrar que os beneficiários precisaram aguardar a data certa para efetivarem o desbloqueio, caso você compareça a uma agência da Caixa em um dia que não é o seu no calendário, você não será atendido.

Envio de documentos pelo WhatsApp

Muitos beneficiários que tiveram a conta do auxílio bloqueada, o que representa 49% dos casos, não precisam comparecer em uma agência da Caixa, porque o banco permitiu a entrega de documentos via Whatsapp.

Vários outros beneficiários tiveram suas contas bloqueadas mas não vão precisar comparecer as agências da Caixa. Isso porque 49% dos beneficiários que tiveram suas contas bloqueadas não foram por suspeitas de fraude, mas sim por “dados inconclusivos”, para estes trabalhadores, a Caixa permitiu o envio de documentos através do WhatsApp.

Entretanto, isso vale somente para quem apresentou inconsistência cadastral, não em caso de suspeita de fraude que o caso apresentado no inicio do artigo.

Ainda de acordo com Pedro Guimarães, com o envio dos documentos, o desbloqueio de todas as funções do Caixa Tem deve acontecer no máximo em 24 horas.

O presidente da Caixa, Predo Guimarães afirmou que as pessoas não devem acessar links diretamente pelo WhatsApp ou por redes sociaisDeve ser acessado única e exclusivamente o link repassado dentro do próprio aplicativo Caixa Tem, pois o mesmo é o único link confiável para envio de documentos particulares ao banco.

O presidente da Caixa informa que “Nenhum outro aplicativo tem validade [para pedir documentos]. O único app em que essa informação é válida é o do Caixa Tem. É relevante isso para evitar qualquer envio de documentação dos clientes para pessoa que não esteja efetivamente analisando a questão.”