Auxílio Emergencial: Chegou a hora do Bolsa Família receber a 3ª parcela

0

O Bolsa Família vai receber a 3.ª parcela do auxílio emergencial na próxima sexta-feira (18). O valor a ser liberado será o que for mais vantajoso, o normal do programa, ou o valor do auxílio. Na sexta-feira receberá os inscritos com o NIS final 1, na segunda-feira (21), final 2 e assim sucessivamente até o dia 30 de junho. No final do texto veja o calendário oficial do programa.

O Bolsa Família foi criado para ajudar as pessoas de baixa renda que estão na pobreza ou na pobreza extrema. O objetivo do programa é:

Foto: Jefferson Rudy / Agência Senado
Foto: Jefferson Rudy / Agência Senado

Combater a fome e promover a segurança alimentar e nutricional;
Combater a pobreza e outras formas de privação das famílias;
Promover o acesso à rede de serviços públicos, em especial, saúde, educação, segurança alimentar e assistência social.

Para ter direito ao programa Bolsa Família é necessário que a família esteja inscrita no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal, e tenha seus dados atualizados há menos de 2 anos.

Caso atenda aos requisitos de renda e não esteja inscrito, procure o responsável pelo Programa Bolsa Família na prefeitura de sua cidade para se inscrever no Cadastro Único.

Requisitos

  • Inclusão da família, pela prefeitura, no Cadastro Único dos Programas Sociais do ​Governo Federal;
  • Seleção pelo Ministério da Cidadania;
  • No caso de existência de gestantes, o comparecimento às consultas de pré-natal, conforme calendário preconizado pelo Ministério da Saúde (MS);
  • Participação em atividades educativas ofertadas pelo MS sobre aleitamento materno e alimentação saudável, no caso de inclusão de nutrizes (mães que amamentam);
  • Manter em dia o cartão de vacinação das crianças de 0 a 7 anos;
  • Acompanhamento da saúde de mulheres na faixa de 14 a 44 anos;
  • Garantir frequência mínima de 85% na escola, para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, e de 75%, para adolescentes de 16 e 17 anos​.

Calendário do Bolsa Família (Auxílio Emergencial 3.ª parcela)

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil