Se você estava empolgado com a possibilidade de receber a segunda parcela do Auxílio Emergencial adiantada, saiba que as coisas mudaram. Infelizmente, os pagamentos que estavam programados para ocorrer a partir desta segunda-feira, 27 de abril, foram adiados. Mas afinal, quando vai ser paga a 2ª parcela do Auxílio Emergencial?

Lá no início do mês de março o governo havia informado que a 2ª parcela do Auxílio Emergencial seria paga entre os dias 27 e 30 de abril, tanto para quem estava no CadÚnico, quanto para aqueles que se cadastraram através do app ou do site. Embora no último dia 20 o presidente da Caixa tenha reafirmado o adiantamento do benefício, no dia 22 o Ministério da Cidadania informou que não poderia fazer o pagamento da 2ª parcela do Auxílio Emergencial ainda em abril.

A Caixa tem dinheiro para o Auxílio Emergencial

Embora a Caixa Econômica Federal afirme estar preparada para liberar o dinheiro, ela “aguarda a liberação de recursos orçamentários e de um novo calendário por parte do Ministério da Cidadania”, segundo palavras do presidente do banco.

Na sexta-feira passada (24), o presidente Bolsonaro editou a MP 956, que abriu o crédito extraordinário de R$ 25,720 bilhões. Esse dinheiro servirá para o governo terminar de pagar a primeira parcela do auxílio e começar o pagamento da segunda.

Governo terminará de pagar primeira parcela no dia 5

Se você é um dos beneficiários que ainda não receberam a primeira parcela, saiba que ela está bem perto de chegar na sua conta. Tudo depende do mês em que você nasceu, como você pode conferir no calendário abaixo:

  • 28 de abril – nascidos em março e abril
  • 29 de abril – nascidos em maio e junho
  • 30 de abril – nascidos julho e agosto
  • 04 de maio – nascidos em setembro e outubro
  • 05 de maio – nascidos em novembro e dezembro

Afinal, quando vai ser paga a 2ª parcela do Auxílio Emergencial?

Infelizmente, ainda não há uma data oficial para o pagamento da 2ª parcela do Auxílio Emergencial. Embora o dinheiro já esteja confirmado, o Governo Federal, através do Ministério da Cidadania, ainda não divulgou o novo calendário. Lembrando que muitos beneficiários ainda não receberam nem a primeira parcela, embora estejam com o benefício social aprovado no site do Auxílio Emergencial.

Entretanto, Onyx Lorenzoni, Ministro da Cidadania, informou ontem (dia 30/04) que a 2ª parcela do Auxílio Emergencial deverá começar a ser para na semana que vem. Conforme declaração dada ao programa Brasil Urgente, da Band, “provavelmente do meio para o fim da semana que vem, nós vamos começar a pagar a segunda parcela. Mas quem não recebeu a primeira, fique em paz! Ninguém perde parcela”.

Sendo assim, podemos concluir com base nessa declaração que a 2ª parcela do Auxílio Emergencial deverá começar a ser paga entre os dias 5 e 9 de maio.

Conteúdo original Seu crédito Digital