Auxílio será liberado para cinco novos grupos, veja as datas

0

A Caixa Econômica Federal retoma a partir desta segunda-feira, 12, a liberação do auxílio emergencial. Nesta semana, cinco novos grupos poderão sacar ou transferir o dinheiro e, com isso, as liberações do benefício se aproximam do fim.

Os primeiros a ter acesso ao auxílio, são os nascidos em julho. Esse grupo recebeu o benefício no dia 25 de junho, através de sua conta poupança social digital e o dinheiro foi liberado nesta segunda.

Vale lembrar que o calendário de liberações também foi antecipado. Inicialmente, esse ciclo seria encerrado em 12 de agosto mas, agora, se estenderá até o dia 19 de julho.

Diante disso, elaboramos este artigo para te contar quais as últimas datas de liberação marcadas para esta semana. Acompanhe e veja quando você poderá sacar o auxílio em dinheiro. 

Quem recebe?

Os beneficiários que terão acesso ao dinheiro nesta semana, podem receber valores entre R$ 150 e R$ 375.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Com a retomada de saques do auxílio emergencial nesta segunda-feira, 12, veja quem são os próximos a poder sacar o auxílio emergencial: 

  • Nascidos em agosto: 13 de julho;
  • Nascidos em setembro: 14 de julho;
  • Nascidos em outubro: 15 de julho;
  • Nascidos em novembro: 16 de julho;
  • Nascidos em dezembro: 19 de julho;

Como utilizar o dinheiro? 

O benefício que foi creditado na poupança social digital, deve ser movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem. Para aqueles que querem sacar o recurso, é preciso acessar a plataforma e escolher a opção “saque sem cartão”.

Depois, gere um código de saque e vá até uma das agências, unidades lotéricas ou nos correspondentes Caixa Aqui para sacar o dinheiro. Por sua vez, quem precisa fazer transferências, devem acessar o aplicativo normalmente e clicar em “transferir dinheiro”.

Informe os dados da conta que receberá a transferência e confirme a movimentação. Também continua disponível a realização de compras através do cartão de débito virtual e QR Code.

O aplicativo também oferece outras funcionalidades como o pagamento de boletos, contas de água, luz, telefone, dentre outros serviços. 

Bloqueios 

Conforme informações do Ministério da Cidadania, 1.157.856 benefícios foram bloqueados ou cancelados durante o mês de junho.

O principal motivo está relacionado às suspeitas de irregularidades apontadas pela CGU (Controladoria-Geral da União), que totalizam 660.744 bloqueios. 

Outros 497.092 cancelamentos foram feitos após a revisão mensal que está sendo realizada pelo Ministério e a Dataprev, a fim de conferir se os beneficiários continuam elegíveis à receber o benefício.

Mas é importante destacar que aqueles beneficiários que tiveram o auxílio suspenso, ainda podem voltar a recebê-lo, através da contestação. O pedido pode ser realizado através do site https://consultaauxilio.cidadania.gov.br/.

Próximos pagamentos 

Ainda este mês, está previsto o início do pagamento da quarta parcela do auxílio emergencial. Segundo o calendário da Caixa Econômica Federal, os primeiros a serem beneficiados são os cidadãos cadastrados no Bolsa Família.

Para este grupo, o auxílio será liberado no dia 19. Como de costume, o pagamento será feito seguindo o Número de Identificação Social (NIS). 

Esse calendário segue até o dia 30 de julho e não haverá alterações, mas, para os demais beneficiários existe a expectativa de ocorrer a antecipação deste calendário, assim como ocorreu com o pagamento das parcelas anteriores. Por enquanto, o início dos pagamentos está previsto para acontecer no dia 23. 

Por Samara Arruda