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Auxílio-Emergencial: Veja o que fazer com o seu cadastro negado

Auxílio-Emergencial: Veja o que fazer com o seu cadastro negado

29/05/2020 às 19h59 Atualizada em 29/05/2020 às 22h59
Por: Jorge Roberto Wrigt
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De acordo com Tatiana Thomé, Vice-presidente da Caixa Econômica Federal, existe um tutorial sobre os procedimentos que o cidadão deverá seguir para contestar pedidos negados ou retificar informações do Auxílio Emergencial.

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Para quem teve seu pedido do Auxílio Emergencial considerado inconclusivo deverá fazer um cadastro no site ou no aplicativo Caixa Auxílio Emergencial.

Tatiana Thomé também disse que o pedido do novo cadastro deve ser preenchido em duas situações: requerimento considerado inconclusivo (quando o cadastro não consegue ser avaliado) ou quando o benefício é negado. Nos dois casos, a pessoa poderá fazer a correção das informações mais de uma vez, mas a análise e a liberação do benefício dependerá da Dataprev, empresa de tecnologia do governo que verifica as informações em 17 bases de dados.

Para quem teve o benefício negado, mas não concorda com os motivos, vai poder contestar a análise no site ou no aplicativo da Caixa. Sendo que nesse caso, não é possível corrigir os dados. Apenas confirmar as informações prestadas e pedir uma nova análise.

Diferentemente da apresentação de um novo pedido, a contestação só pode ser solicitada uma vez.

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Motivos que um cadastro pode ser considerado inconclusivo

  • Marcação como chefe de família sem indicação de parentes;
  • Não ter informação de sexo masculino ou feminino nas bases do governo (ou sexo masculino numa base e feminino em outra);
  • Incorreção no número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou da data de nascimento de pessoas da família.

Também está entre os motivos:

auxilio emergencial

Informação de membros da família com indicativo de morte e usuários que declararam membros da família no primeiro pedido e não declararam no segundo ou declararam não ser chefes de família no primeiro pedido e informaram sustentar a família no segundo cadastro.

Cadastro Não aprovado

Pedido indeferido. Somente em quatro circunstâncias poderão ser feitas a contestação e a nova solicitação com retificação de dados:

Quando o requerente tem vínculo empregatício:
Casos de morte na família:
Recebe algum benefício (seguro-desemprego, seguro-defeso ou benefício da Previdência Social) ou renda mensal familiar superior a três salários mínimos ou meio salário mínimo por pessoa.

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Caso o aplicativo ou o site informem outro motivo, a contestação ou a retificação de dados num novo cadastro não poderá ser feita.

Os dados informados pelo cidadão para iniciar o novo cadastro deverão ser iguais aos da Receita Federal.

As últimas versões do aplicativo permitem o uso de documentos como carteira de motorista, carteira de trabalho e passaporte para o cadastro.

No aplicativo, ao abrir a tela será exigido CPF, nome completo, data de nascimento e nome da mãe.

Caso o usuário tenha mãe desconhecida nos dados da Receita, deverá marcar a opção, que aparece no aplicativo.

As regras de pedido e de contestação são definidas pelo Ministério da Cidadania.

Sendo obrigação da Caixa executar apenas o pagamento.

Resultado da Solicitação do Auxílio passo a passo

  • 1º passo: Acesse aplicativo Caixa Auxílio Emergencial ou site e clique em “Acompanhe sua solicitação”;
  • 2º passo: Preencher nome, data de nascimento, CPF e nome da mãe;
  • Caso o auxílio não seja aprovado, será apresentado ao cidadão o motivo. Se discordar, pode fazer nova solicitação (para corrigir informação) ou contestar o resultado.
  • Para corrigir informações já cadastradas, basta clicar em “Nova solicitação” e preencher os dados.

Como contestar o motivo de cadastro não aprovado

  • 1º passo: Acesse aplicativo Caixa Auxílio Emergencial ou site “Acompanhe sua solicitação”;
  • 2º passo: Preencha nome, data de nascimento, CPF e nome da mãe;
  • 3º passo: Clique em "Contestação" e confirmar que quer fazer a contestação. A contestação só pode ser feita apenas uma vez. Serão apresentados os motivos da não aprovação;
  • 4º passo: Confirme a declaração da veracidade das informações prestadas;
  • 5º passo: Envie contestação vai pra análise.

Para acompanhar o resultado da contestação no aplicativo ou no site, bastará clicar em Acompanhe sua solicitação.

Cadastro considerado inconclusivo como fazer?

  • 1º passo: Acesse aplicativo Caixa Auxílio Emergencial ou site “Acompanhe sua solicitação”;
  • 2º passo: Preencha nome, data de nascimento, CPF e nome da mãe;
  • Aparecerá lista dos prováveis motivos do cadastro estar inconclusivo.
  • 3º passo: Fazer nova solicitação.

Depois você deverá aguardar a avaliação realizada pela Dataprev.

Para consultar a resposta vai bastar clicar em Acompanhe sua solicitação

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