Auxílio Emergencial: Veja quem recebe 1ª e 2ª parcela ainda essa semana

0

O pagamento do Auxílio Emergencial de R$ 600 voltou a ser feito essa semana, na segunda começaram os saques da 2ª parcela e na terça-feira os saques dos novos aprovados para recebem a 1ª parcela.

Recebem a primeira parcela os recém aprovados nascidos em março. Para a segunda parcela, cerca de 5,3 milhões de trabalhadores inscritos no Cadastro Único, site ou aplicativo, que receberam a primeira parcela até 30 de abril, e nasceram em março e abril, participam da nova rodada.

Essa semana recebem a 2ª parcela os brasileiros nascidos entre Janeiro a Agosto, já para quem recebe a 1ª parcela está sendo pago para os brasileiros nascidos entre Janeiro a Julho. Vamos nos aprofundar um pouco mais sobre cada parcela e os seus respectivos calendários à seguir.

auxilio emergencial

Segunda Parcela

Os primeiros a receber a segunda parcela foram os beneficiários do Programa Bolsa Família com Número de Inscrição Social (NIS) final 1, ontem. Hoje é a vez dos beneficiários com NIS final 2. O crédito segue sendo feito nessa ordem, de um NIS por dia, menos no fim de semana, até o número zero, que será pago no dia 29 deste mês. Recebem o auxílio diariamente 1,9 milhão de pessoas, que podem sacar o benefício pelo cartão do Bolsa Família, segundo o Ministério da Cidadania.

Quanto aos brasileiros inscritos no CadÚnico e não possuem direito ao Bolsa Família e aos cadastrados pelo app e site vão o pagamento do Auxílio Emergencial começa hoje.

Precisamos destacar ainda que tem direito a segunda parcela os brasileiros que receberam a primeira até o dia 30 de abril. Os brasileiros que estão em analise ainda precisam aguardar a aprovação.

Veja o calendário para depósito em poupança social:

  • Nascidos em janeiro e fevereiro: 20 de maio;
  • Nascidos em março e abril: 21 de maio;
  • Nascidos em maio e junho: 22 de maio;
  • Nascidos em julho e agosto: 23 de maio;
  • Nascidos em setembro e outubro: 25 de maio;
  • Nascidos em novembro e dezembro: 26 de maio.

Saque e transferência da poupança social

  • Nascidos em janeiro: 30 de maio;
  • Nascidos em fevereiro: 1 de junho;
  • Nascidos em março: 2 de junho;
  • Nascidos em abril: 3 de junho;
  • Nascidos em maio: 4 de junho;
  • Nascidos em junho: 5 de junho;
  • Nascidos em julho: 6 de junho;
  • Nascidos em agosto: 8 de junho;
  • Nascidos em setembro: 9 de junho;
  • Nascidos em outubro: 10 de junho;
  • Nascidos em novembro: 12 de junho;
  • Nascidos em dezembro: 13 de junho.

Primeira Parcela

O pagamento da primeira parcela começou desde a última terça-feira (19), se você ainda não se atentou sobre o calendário ou se já está apto há receber, primeiro aconselhamos você a acessar o aplicativo ou site de caixa e consultar se o seu benefício está liberado.

Se o seu benefício estiver liberado, confira a seguir o calendário completo de pagamento da primeira parcela.

Mês de nascimentoDia que irá receber
Nascidos em JaneiroRecebem dia 19 de Maio
Nascidos em FevereiroRecebem dia 20 de Maio
Nascidos em MarçoRecebem dia 21 de Maio
Nascidos em AbrilRecebem dia 22 de Maio
Nascidos em Maio, Junho e JulhoRecebem dia 23 de Maio
Nascidos em AgostoRecebem dia 25 de Maio
Nascidos em SetembroRecebem dia 26 de Maio
Nascidos em OutubroRecebem dia 27 de Maio
Nascidos em NovembroRecebem dia 28 de Maio
Nascidos em DezembroRecebem dia 29 de Maio

10 milhões continuam em análise

Conforme informações da Caixa Econômica Federal, 10 milhões de brasileiros ainda estão na fila para aprovação do Auxílio Emergencial. De acordo com Pedro Guimarães, presidente da Caixa, esse grupo inclui pessoas que tiveram que refazer o cadastro no aplicativo pela segunda ou terceira vez. Os motivos para isso vão desde inconsistência nos dados até CPF irregular (como, por exemplo, caso de não comparecimento às eleições).

Perguntado sobre a demora na aprovação dos pedidos, Guimarães responsabilizou a Dataprev e o Ministério da Cidadania. Segundo o presidente da Caixa, a Dataprev cruza os dados e o Ministério da Cidadania autoriza o pagamento. Sendo assim, dos 101,2 milhões de cadastrados finalizados no sistema da Caixa, aproximadamente 60 milhões foram aprovados 30 milhões foram rejeitados.

Infelizmente até o momento se o seu pedido continua em analise a unica opção é aguardar. Se você se encaixa em todos os requisitos para recebimento, você irá receber as três parcelas como todos os brasileiros, cabe agora o Dataprev finalizar a analise para aí então possamos ter mais um calendário de pagamentos para este grupo.