b-CNPJ: nova ferramenta simplifica fornecimento de dados

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O b-CNPJ foi criado para proporcionar aos clientes a segurança no recebimento de dados, garantindo a autenticidade das informações que são prestadas pelas empresas.

Desta forma, elas são armazenadas na base de dados do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) através da tecnologia Blockchain, ou “protocolo de confiança” como é conhecido. 

“A solução está disponível para a Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, e também para órgãos que possuam convênio vigente com a Receita Federal compatível com o conjunto de informações disponibilizadas no b-CNPJ”, informou a gerente de conta Mônica Lucatelli, que atende a Receita Federal e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN).

A iniciativa foi desenvolvida pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) em parceria com a Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB). Desta forma, veja neste artigo como funciona essa nova ferramenta. Acompanhe! 

b-CNPJ 

Esta ferramenta foi criada com o objetivo de simplificar o processo de compartilhamento de informações armazenadas na base de dados do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).

Através dela, é possível armazenar informações por meio de canais criptográficos e certificado digital. Assim, o acesso ao b-CNPJ deve ser autorizado.

Esta solução permite executar processamento e armazenamento de dados de forma distribuída.

Designed by @drobotdean / Freepik
Designed by @drobotdean / Freepik

Tudo isso por meio de um canal seguro e confiável de compartilhamento de dados e com a garantia de integridade e autoria.

Como obter o b-CNPJ? 

A nova ferramenta têm como público-alvo órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, além daquelas que possuam convênio vigente com a Receita Federal.

A solução permite executar processamento e armazenamento de dados de forma segura, por meio de canais criptográficos e certificado digital.

Os interessados precisam entrar em contato com a Receita Federal para que tenham a autorização. Isso deve ser feito através do e-mail divac.df.cocad@rfb.gov.br. Assim, é necessário enviar as seguintes informações:

  • Nome do interessado;
  • CNPJ;

Assim, será analisado o pedido e, em caso de concessão, será necessário que o interessado se adeque aos requisitos de comunicação, segurança e operação que será informado pela Receita e o Dataprev

Marketplace

Sempre em busca de perspectivas inovadoras e com foco no cidadão, as soluções tecnológicas da Dataprev podem ser encontradas em um canal exclusivo.

O Marketplace foi criado para que clientes, órgãos e empresas possam conhecer melhor os serviços oferecidos pela Companhia, que é especializada em soluções para governos e instituições públicas, sempre com tecnologia de ponta, inovação, agilidade e segurança. 

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Por Samara Arruda