Balancete: O que é e quando usar?

0

Hoje vamos esclarecer o que é balancete e quando deve ser utilizado. Continue conosco e entenda sobre o assunto.

O que é balancete contábil? 

Esse balancete, também é chamado de balancete de verificação e trata-se de um relatório que abrange todas as informações contábeis das contas em movimento de uma empresa. 

O objetivo dele é analisar o saldo das contas de um determinado período, além de verificar se a soma dos saldos devedores é a mesma soma dos saldo negativo. 

Característica de uma conta balancete 

Este é composto por duas contas: 

  • Conta Patrimonial: Essas contas estão relacionadas às contas sobre os bens e direitos (Contas de Ativo);  já as de Passivo que são as obrigações, as de patrimônio líquido são os Capital Social e Resultados obtidos.
  • Contas de Resultados: são relacionadas a Receita, despesas e custos, o objetivo é mostrar todos os ganhos da empresa. Dentro desta definição os custo são os valores que são desembolsados para manter a empresa em funcionamento, já para as despesas, elas vão representar valores que são gastos, porém não estão relacionados à atividade-fim da empresa.

O que se deve conter no Balancete?

Designed by @ijeab / freepik
Designed by @ijeab / freepik

Este documento contábil pode ser utilizado como prova, portanto para a sua elaboração é necessário cumprir algumas formalidades. Veja: 

  • Identificação da empresa;
  • Data a que se refere;
  • Identificação das contas e dos respectivos grupos;
  • Saldos das contas, indicando se são devedores ou credores;
  • Soma dos saldos devedores e credores.

A elaboração do balancete necessariamente precisa atender ao público interno de uma empresa, com o foco na tomada de decisões operacionais. 

Uma vez que for cumprido as formalidades que citamos acima, o mesmo poderá ser utilizado de acordo com a necessidade das pessoas de uma empresa, nisto terá várias informações, veja: 

  • Código e descrição da contas patrimoniais ou de resultado;
  • Saldo inicial da conta;
  • Valor debitado da conta;
  • Valor creditado na conta;
  • Saldo final da conta. 

Qual o objetivo do Balancete para a tomada de decisões? 

Em qualquer empresa existirá entradas e saídas de dinheiro, patrimoniais ou fiscais e é por isto que podemos dizer que o balancete trata-se da saúde e do desenvolvimento de uma empresa. 

É muito importante a sua empresa acompanhar o balancete periodicamente, com isso o gestor poderá ter uma visão ampla de como está o desenvolvimento do seu negócio e tomar decisões que será mais vantajosa para a empresa. 

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Por Laís Oliveira