Banco Central exclui 221 instituições da estreia do PIX

0

O Banco Central (BC), na quinta-feira (22), divulgou a lista de instituições habilitadas para o lançamento da estreia do PIX, que está marcada para o dia 16 de novembro. São 762 empresas entre bancos, fintechs, serviços de pagamentos, cooperativas de crédito e afins.

Porém, 221 instituições não foram aprovadas ou desistiram da adesão. No mês de junho, o BC revelou que 980 instituições financeiras tinham entrado com o pedido de adesão ao Pix.

Fonte: Google
Fonte: Google

Sendo que nem todas tinham sido consideradas aptas para ingressar no sistema ou fizeram a solicitação, mas acabaram pedindo para serem excluídas.

Alipay, um serviço de pagamento do grupo chinês Alibaba, pediu adesão ao Pix, mas, depois, solicitou a exclusão de seu nome por decisão própria, segundo sua “estratégia de internacionalização”.

O Banco XP também pediu sua exclusão, depois de desistir da adesão ao Pix.

“não aderiu ao Pix neste momento, pois o Banco XP ainda não oferece serviços de conta digital”.

Os nomes de instituições excluídas que mais chamam atenção são estes:

  • Alipay Brasil Meios de Pagamento Ltda.
  • Banco Citibank S.A.
  • Banco XP S.A.
  • Magalu Pagamentos Ltda.
  • Meliuz Veiculação e Divulgação Virtual S.A.
  • OLX Meios de Pagamento Ltda.
  • Paypal do Brasil Serviços de Pagamento Ltda.
  • Redecard S.A.
  • Sorocred — Crédito, Financiamento e Investimento S.A.

Essas e as demais instituições não poderão oferecer transações via Pix quando o sistema entrar em operação. Mas que fique claro que essa não é uma restrição permanente.

O período de adesão foi encerrado pelo Banco Central no dia 16 de outubro, entretanto, reabrirá o sistema a partir de 1° de dezembro de 2020. Sendo assim, as instituições excluídas ou que não participaram da primeira fase poderão fazer a solicitação de inclusão a qualquer momento depois dessa data.

A participação das instituições pode ser direta ou indireta. Na primeira modalidade estão aquelas que terão acesso imediato ao Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI), a espinha dorsal do Pix.

Já os participantes indiretos correspondem a empresas que devem contratar um participante direto para intermediar transações no sistema.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil