Bares e restaurantes pretendem contratar funcionários esse ano

Estabelecimentos com dívidas em atraso somam 40%

Compartilhe
PUBLICIDADE

De acordo com o levantamento divulgado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) nesta segunda-feira (13), 35% dos empresários do setor têm planos de contratar novos funcionários até o final deste ano. Para mais da metade (58%), a intenção é manter o atual quadro de empregados, enquanto 7% consideram a possibilidade de realizar demissões.

Os motivos apresentados pelos empresários para a expansão de suas equipes incluem a necessidade de lidar com a demanda sazonal (62%), atender às exigências de gestão e reorganização do negócio (22%) e realizar a renovação da equipe (20%). A abertura de filiais ou novas unidades é um plano de 8% dos entrevistados.

Leia também: O Que Difere Um Contrato De Trabalho Temporário Para Os Demais?

A pesquisa da Abrasel também revela que, em setembro, 24% dos estabelecimentos do setor tiveram prejuízo, enquanto 35% registraram lucro e 40% mantiveram o desempenho semelhante aos meses anteriores. Esses resultados são comparáveis aos dados da pesquisa anterior, que abordou o faturamento de agosto.

Outro ponto relevante destaca que 40% dos estabelecimentos declaram ter dívidas em atraso, incluindo empréstimos. Dentro desse grupo, 75% acumulam débitos relacionados a impostos federais, 44% a impostos estaduais, 31% a encargos trabalhistas, 24% a serviços públicos e 22% a fornecedores.

Leia também: Saiba Como Se Preparar Para Uma Entrevista De Emprego!

As dificuldades financeiras enfrentadas pelos estabelecimentos muitas vezes refletem nos preços praticados, com 33% das empresas decidindo não reajustar os valores de seus produtos. Dos que realizaram ajustes, 24% optaram por calcular os preços abaixo da inflação dos últimos 12 meses, enquanto 34% ajustaram conforme a inflação e 8% escolheram corrigir os valores acima da média.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação