Bater ponto no trabalho home office? Veja como monitorar a jornada

0

O trabalho home office tem sido uma das alternativas mais colocadas em prática pelas empresas, durante a pandemia. Para não precisar demitir os colaboradores, reduzir salários ou dar férias coletivas, o trabalho remoto tem funcionado de maneira eficaz para muitos negócios.

Ainda assim, as empresas precisam contar com tecnologias e ferramentas que façam com que esse modelo de trabalho realmente dê resultados. A previsão, de acordo com pesquisa, é que, no Brasil, o número de empresas adotantes do home office deve crescer 30%, reforçando como esse formato tem atendido a demanda dos negócios.

Dentre os principais desafios trazidos pela realidade do trabalho home office, está o controle das horas trabalhadas, que ainda gera dúvidas em muitas empresas. 

Neste artigo, o Tangerino – controle de ponto vai ajudar você a entender os principais aspectos legais sobre bater ponto durante o home office e as vantagens para a empresa ao contar com essa possibilidade, além de conhecer as funcionalidades de um aplicativo de controle de ponto.

O que diz a legislação sobre bater ponto no trabalho home office?

Até a Reforma Trabalhista, sancionada em 2017, o home office não era contemplado de forma satisfatória na legislação. Porém, observando a tendência crescente desse modelo, o Brasil passou a considerar o teletrabalho, oficialmente. Dois pontos fundamentais da Lei nº 13.467 tratam do controle de jornada dos colaboradores. 

O primeiro diz que o teletrabalho (home office) não se enquadra nas regras de jornadas expressas na CLT, como, por exemplo, o caso do trabalho de oito horas diárias com intervalos para almoço. 

Já o segundo ponto determina que, quando uma empresa decidir que seu colaborador deve atuar em home office, o contrato de trabalho dele poderá ser por atividades ou tarefas.

Assim, a legislação entende que, dadas as características do trabalho, os colaboradores que trabalham no regime remoto não são obrigados a bater ponto. Porém, o controle de ponto, mesmo em home office, pode trazer vantagens para o negócio, principalmente em relação à produtividade dos colaboradores e na melhoria dos processos internos. 

Conheça as vantagens do registro de ponto em home office

A adoção do controle de ponto no trabalho home office traz vantagens que podem ser vistas na prática, no dia a dia da empresa, especialmente da rotina do RH e Departamento Pessoal. Veja as principais:

Controlar os horários da jornada de trabalho e a produtividade

Apesar dos colaboradores estarem distantes, o trabalho continua e precisa ser efetuado com qualidade e no tempo certo. 

Se você tem um funcionário que trabalha a distância, o aplicativo de controle de ponto é uma alternativa para gerir a sua produtividade, de acordo com as tarefas realizadas e horas trabalhadas, e enxergar a eficiência do trabalho home office. 

Acompanhando essa produtividade, gestor e colaborador podem rever as tarefas e até propor novas estratégias de trabalho, além de ser mais uma forma de estreitar a entrega do que foi combinado.

Obter dados para cálculo do salário

Com o aplicativo de controle de ponto é possível integrá-lo ao software de gestão de folha de pagamento da empresa, otimizando o processo de transferência de dados para o fechamento da folha de pagamento dos colaboradores.

Automatização dos cálculos que diminuem as chances de erros

A automatização dos cálculos é uma vantagem que afeta, positivamente, dois aspectos muito buscados pelas empresas: mais agilidade e menos erros.

Como o registro do ponto e coleta dos dados ocorre de forma automatizada, ou seja, sem interferência humana, as chances de ocorrerem erros de registros diminuem. 

Além disso, há também um aumento substancial da segurança, uma vez que o sistema não pode ser adulterado.

Tornar o RH da empresa mais estratégico

Com a tecnologia, o setor de Recursos Humanos tem tudo para se tornar mais estratégico.

Isso significa que os colaboradores desse setor podem deixar de lado, por exemplo, as longas planilhas de controle manuais para dedicar-se às decisões mais importantes, gastando menos tempo com tarefas operacionais, que podem ser automatizadas.

Ao contar com o aplicativo de controle de ponto, o setor tem acesso às informações de forma organizada e pode gerar relatórios por áreas ou por colaborador, caso seja necessário. 

Afinal, ser estratégico diz respeito à eficiência em alcançar resultados satisfatórios com mais agilidade. 

Aplicativo de controle de ponto: solução para o trabalho home office 

Mais do que permitir o registro da jornada de trabalho do colaborador, o aplicativo de controle de ponto apresenta outras possibilidades para as empresas. Veja como funciona o registro de ponto digital:

  1. acesse o sistema web para cadastrar os colaboradores no aplicativo;
  2. cada colaborador receberá um código 4 dígitos para bater ponto pelo computador, tablet ou celular; 
  3. toda vez que ele fizer um registro, ele receberá o comprovante por e-mail. 

Confira as funcionalidades

O app, que pode ser baixado e instalado no dispositivo móvel, como um tablet ou smartphone, permite ao colaborador marcar sua entrada, saída e os intervalos intrajornada, com apenas alguns cliques. 

O registro pode ser feito por senha ou reconhecimento facial, com informações adicionais do dispositivo, como o GPS para registrar a localidade.

O app também favorece os colaboradores, que podem ter acesso ao seu histórico de ponto, desde que autorizado pelo gestor, podendo acompanhar com mais transparência o seu registro de entradas e saídas. 

Hoje, com a tecnologia, o trabalho home office tem se tornado mais eficiente e produtivo, permitindo o alcance de bons resultados, mesmo com a equipe a distância. O que achou dessa possibilidade para a sua empresa?