BEm: como garantir o seu Benefício do Governo Federal

0

Muitos trabalhadores já tiveram seus contratos de trabalho reduzidos ou suspensos.
Em troca, os profissionais recebem uma compensação do Governo Federal, o BEm, Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda.

O BEm irá variar no seu valor em R$ 261,25 até R$ 1.813,03. Sendo possível ser pago num período de até três meses e será depositado na conta que for informada pela empresa ao Ministério da Economia.

Embora, alguns trabalhadores relataram dificuldades em receber o benefício. Sendo, que tem trabalhador que não recebeu mesmo com o acordo firmado. Entretanto, outros dizem que receberam apenas uma parte do dinheiro devido.

Benefício Emergencial

Segundo o Ministério da Economia, havendo suspeita de fraudes, o trabalhador deverá procurar o banco responsável pelo pagamento, Caixa ou Banco do Brasil (comprovando a fraude, o trabalhador será ressarcido).

É importante que o profissional acompanhe a situação do seu benefício pelo Portal Emprega Brasil e avisar a empresa se houver divergências de informação para que seja feita a revisão do benefício pela Secretaria do Trabalho.

Quem não recebeu o BEm

Para o trabalhador que não recebeu o dinheiro depositado no dia que foi informado deverá comunicar imediatamente o empregador. Será da responsabilidade do patrão verificar com o Ministério da Economia o ocorrido.

Sendo que o próprio trabalhador também poderá falar com o Ministério da Economia através do telefone 158.

Mudança no Status

Trabalhadores notaram mudanças no status do seu cadastro do Benefício Emergencial.
O Ministério da Economia informou, que os bloqueios indicam situação de irregularidade.

Para o trabalhador que já recebeu uma parcela, mas acabou sendo bloqueado, será possível que após ajustes nos critérios de habilitação do Programa Federal, o trabalhador não tenha cumprido com algum requisito legal e tenha sido considerado inapto.

Consultar o Benefício

Para saber se já recebeu o Benefício, o empregado poderá consultar:
Acessando www.bb.com.br/pbb/bem;
Clicar em Consultar benefício!
Informar o CPF, data de nascimento e o CNPJ do empregador;
Marcar a caixinha Não sou um robô e confirmar.

Na próxima tela será mostrado em Status da Solicitação, como está sua situação do pagamento.

Se o pagamento já foi realizado, será informado para qual banco o valor do BEm foi depositado.

Você também poderá receber informações do seu pagamento do BEm através do celular por mensagem. Basta você informar o telefone com o DDD.