Beneficiários do INSS relatam problemas ao tentarem agendar perícias médicas

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Em contato com o portal Bom Dia Rio, dois segurados do Instituto Nacional do Serviço Social (INSS) alegaram ter problemas na tentativa de agendar um horário para realizar a perícia médica, mesmo após o retorno do referido serviço.

Após mais de cinco meses com as portas fechadas, as agências da Previdência Social voltaram com os atendimentos presenciais no dia 14 de setembro, porém, os consultórios começaram a funcionar somente na semana posterior. 

No entanto, as perícias médicas só podem ser liberadas após vistoria e autorização perante o órgão competente.

Hoje, cerca de nove postos apenas no Rio de Janeiro estão em fase de fiscalização.

Na oportunidade, o beneficiário, Fabricio Cesar da Cruz de Oliveira, que está recém operado, contou ao Bom Dia Rio que agendou a perícia médica na unidade de Nova Iguaçu no mesmo dia do retorno das atividades (14), mas, ainda não obteve nenhum retorno. 

Posteriormente, ao conseguir entrar em contato pela Central 135, Fabricio contou que conseguiu marcar a consulta para o dia 30 de setembro em Paracambi.

Contudo, ao chegar na unidade, não havia internet para realizar os trâmites necessários para seguir com o procedimento.

Sendo assim, os servidores recomendaram que todos os segurados que estavam na fila para o atendimento, voltassem para casa e reagendassem uma nova data.

“Liguei de novo para o 135, mas, não há data para fazer novo agendamento. Como é que eu faço?”, questionou.

Já a técnica de enfermagem, Ana Paula Rodrigues dos Santos Azevedo, atua na linha de frente da Covid-19, mas, há quatro meses sofreu um acidente e foi atropelada e, sequer conseguir dar entrada na solicitação do seguro.

Tal qual Fabricio, a beneficiária também havia agendado uma perícia médica para o dia 14 de setembro, na unidade de Duque de Caxias.

Contudo, mesmo com o retorno das atividades presenciais, este serviço específico não voltou a ser ofertado. 

“Eu fiz um agendamento para a primeira perícia no dia 14. Não consegui ser atendida porque as agências estavam fechadas.

Tentei reagendar, mas não consigo. Ligo para o 135, tento pelo aplicativo.

A última informação que eu tive foi para aguardar as agências de Duque de Caxias abrirem. No sistema consta que foi cumprido o agendamento do dia 14.

Já vai para quatro meses que eu me acidentei e não consigo receber nada”, comentou. 

Posicionamento do INSS

Na situação específica da agência situada em Paracambi, a Instituto Nacional do Serviço Social (INSS) reconheceu uma falha nos procedimentos que resultou na “interrupção do fornecimento de internet devido a uma falha apresentada pela operadora Oi, o que impossibilitou o acesso aos sistemas do INSS”, relatou.

Mais tarde, a assessoria de comunicação da autarquia informou em nota que, o reparo já havia sido realizado pela operadora. 

Já ao analisar particularmente os casos de Fabricio e Ana Paula, a instituição declarou estar “buscando solucionar a questão e reagendar sem prejuízo para os segurados”, ressaltou a autarquia.

Agências que oferecem a perícia médica no Rio

  • Praça da Bandeira;
  • Irajá;
  • Copacabana;
  • Niterói (Bairro de Fátima);
  • São Gonçalo (Paraíso);
  • Itaboraí;
  • Macaé;
  • Paracambi;
  • São Pedro da Aldeia.

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Com informações de G1 adaptado por Jornal Contábil