Benefício do INSS cortado: Veja se você pode e como recuperá-lo

0

No Brasil é comum presenciar diariamente fraudes no que diz respeito ao dinheiro público e, para evitar isso de tempos em tempos o INSS faz um pente fino em cada benefício concedido. 

O objetivo do INSS é identificar possíveis pagamentos que estejam sendo feitos de maneira irregular, para representantes legais. 

Seria mais fácil se os cortes acontecessem de forma automática em cadastros que há muito deveriam ter sido excluídos.

Mas infelizmente as falhas são mais comuns do que gostaríamos. 

Isso gera um transtorno enorme para os beneficiários que estão recebendo de forma legal e de repente tem seu benefício cancelado. 

Portanto se você estiver passando por este problema, nós preparamos algumas informações que irão esclarecer suas dúvidas. 

Revisão 

O famoso Pente Fino é uma revisão que tem o objetivo de reduzir a concessão de Aposentadoria por Invalidez, Auxílio-Doença, BPC-LOAS, Auxílio Reclusão, Aposentadorias em geral e Pensão por Morte. 

Esta análise é um pouco demorada, pois, de acordo com o INSS somente no primeiro trimestre de 2020, mais de 300 mil segurados foram convocados. 

A convocação pode ocorrer através do banco onde o cidadão recebe o benefício, de e-mail ou carta via Correios, por isso é importante manter seus dados atualizados no cadastro. 

Prazos para recorrer

O prazo para recorrer de uma suspensão de benefício é de 30 dias, se o segurado não se apresentar o problema é ainda maior.  

Assim que o segurado comparecer dentro do tempo estipulado pelo Instituto, será aberto um recurso administrativo para defesa, caso seja julgado como ineficiente ou improcedente, a Previdência Social poderá suspender o pagamento de vez. 

Prazo de resposta do INSS 

Por Lei o prazo será de 30 dias, podendo ser prorrogado por mais 30, mas a espera infelizmente pode ser maior. 

Porém se o INSS confirmar que de fato houve um erro e que o segurado precisa receber o benefício, será possível o pagamento de retroativo. 

Perícia médica conta dentro deste prazo? 

Se for preciso passar por uma perícia médica para o seu benefício ser concedido, é necessário que você entre em contato com o órgão, através do telefone 135, site ou aplicativo Meu INSS, para poder agendá-la o mais rápido possível. 

Posso reaver meu benefício na justiça?

Recuperar seu benefício na justiça é a forma mais rápida e fácil, para isso é necessário ter em mãos suas documentações, dados e laudos médicos (se for preciso), é importante que estejam atualizados.

Esta é a maneira mais fácil e rápida, pois, a quantidade de pessoas que decidiram recorrer no INSS é muito grande. 

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Por: Laís Oliveira