Benefício INSS: Saiba como consultar o seu através do CPF

0

Você sabia que os segurados que recebem auxílio da Previdência Social, como aposentados, pensionistas e outros beneficiários são identificados com um código? Esse número pode ser conferido na carta de concessão do benefício e utilizado para acessar seus dados junto ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

No entanto, mesmo que pareça fácil, nem sempre nos recordamos desse tipo de número ou em alguma situação, você não terá ele em mãos para apresentar ao atendente.

A boa notícia é que isso pode ser facilmente resolvido: basta ter em mãos o seu CPF (Cadastro de Pessoa Física). 

O documento pode ser utilizado para acompanhar o seu processo de benefício ou até mesmo para aqueles serviços que já foram concedidos.

Para garantir o acesso rápido e fácil ao sistema, a orientação é acessar os seus dados através do site do Meu INSS – o primeiro passo é informar o número do seu documento e clicar em “acompanhar pedido”.

Caso seja seu primeiro acesso, cadastre uma senha e informe os demais dados que forem solicitados para efetivar o cadastro. 

Existem ainda outras formas de consultar o benefício utilizando o CPF: por meio do atendimento via telefone através do número 135.

Neste caso, esteja atento para os dias e horários de atendimento que é feito somente de segunda a sábado, de 7 às 22h.

As ligações podem ser feitas por telefones fixos ou públicos e são gratuitas.

A terceira alternativa disponível é acessando o site da Previdência Social, também através do número do CPF. 

Agendamento por Aplicativo

Para verificar seu benefício e ou atualizar seus dados, também é possível fazer em uma das agências do INSS, no entanto, o atendimento nas unidades tem priorizado agendamentos para exames periciais e aqueles que demandam certa urgência.

Então, se você chegar em uma das unidade é provável que não sejam possível receber o devido atendimento.

Desta forma, a orientação do INSS é de que os serviços sejam solicitados através das ferramentas disponíveis, como por exemplo, o aplicativo Meu INSS.

Para isso, faça o download do app do INSS que está disponível tanto para android quanto para IOS.

Desta forma, terá acesso à todos os seus benefícios mas, se mesmo assim, você não dispensa atendimento presencial, também poderá fazer o agendamento para resolver sua demanda.  

QUERO TER UM CARTÃO DE CRÉDITO

Meu INSS

Por meio do aplicativo é possível acompanhar todas as informações sobre as suas contribuições previdenciários, nome dos empregadores e períodos que foram trabalhados.

O beneficiário pode ainda ter acesso ao CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), além de efetuar o agendamento de perícia médica, consulta de resultado de perícia, sem sair de casa. 

Além disso, para facilitar a entrega de documentações que estão pendentes e evitar aglomerações nas agências, o INSS também disponibilizou a entrega virtual.

Sendo assim a documentação pode ser digitalizada (escaneada) ou fotografada.

O documento deve estar legível e ser encaminhado pelo site ou aplicativo e o beneficiário pode acompanhar através do número do protocolo de requerimento.

São mais de 90 serviços disponíveis pelas plataformas, conheça os principais que podem ser solicitados diretamente pelo Meu INSS

  • Aposentadoria por Idade;
  • Aposentadoria por tempo de contribuição;
  • Salário maternidade;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-doença;
  • Seguro Desemprego do Pescador Artesanal;
  • Benefícios Assistenciais;
  • Certidão de tempo de contribuição;
  • Alterar local ou forma de pagamento;
  • Cadastrar ou renovar procuração ou representante legal;
  • Solicitar pagamento de benefício não recebido;
  • Recurso e revisão.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Por Samara Arruda