Benefícios reajustados do INSS começam a ser pagos nesta segunda

0

Desta segunda-feira, 25, em diante, os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), passarão a receber os benefícios com o devido reajuste anual, lembrando que os pagamentos devem ser concluídos até o dia 5 de fevereiro.

É essencial que os pagamentos sejam efetuados em datas variáveis com base no valor a ser recebido pelo segurado, bem como no final do número do benefício, sem considerar o dígito. 

Sendo assim, nesta segunda-feira, começam a receber a nova quantia, todos os segurados com o número final 1, e que ganham até um salário mínimo vigente. 

A partir do dia 1º de fevereiro, começam a ser pagos aqueles benefícios de aposentados e pensionistas que recebem mais de um salário mínimo. 

Reajuste 

Segundo o INSS, os segurados que recebem até um salário mínimo, serão contemplados com um reajuste na marca de 5,26%, com base no piso nacional que foi elevado de R$ 1.045,00 para R$ 1.100,00. 

Já o grupo que ganha mais de um salário mínimo, terá um aumento de 5,45%, equivalente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado de 2020. 

Portanto, se o beneficiário começou a receber o recurso a partir do mês de fevereiro do ano passado, o índice de reajuste poderá sofrer variações conforme a data inicial de concessão. 

Vale ressaltar que, as datas de pagamento também consideram o número final do benefício, sem ser o dígito. 

Veja como exemplo o número 123.456.789 – 0.

Desconsidera o 0, que é o dígito, e volte a atenção para o 9, que é o número final. 

Lembre-se de que as datas também são separadas entre aqueles que recebem um salário mínimo e aqueles que recebem mais que isso. 

Observe:

Benefícios de até um salário mínimo:

Benefícios acima de um salário mínimo:

Por: Laura Alvarenga 

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.