A Black Friday está chegando. Conhecida por oferecer descontos especiais, a data já é esperada pelos consumidores ávidos por promoções e lojistas com grandes expectativas. Em 2018, por exemplo, as vendas da sexta-feira mais aguardada do ano, de acordo com a Ebit, atingiram R$ 2,6 bilhões, uma alta de 23% em relação ao período anterior.

Para aproveitar a boa temporada, o empreendedor deve investir em segurança, além de preços promocionais e propaganda. Para Bruno Portnoi, diretor de Marketing da Certisign, empresa especializada em identificação digital, oferecer um ambiente seguro aos clientes é primordial não só para garantir a integridade e privacidade dos dados trafegados, mas, também, para evitar o abandono de carrinho.

“Os internautas estão naturalmente mais criteriosos para realizarem compras no meio digital, principalmente, por conta das inúmeras reportagens sobre vazamento e roubo de informações e a questão da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) que trouxe à tona questões importantes, como a da privacidade. Ou seja: a loja virtual, que estiver devidamente preparada e protegida, tem mais chances de converter vendas”.

Como oferecer um ambiente seguro
Segundo Portnoi, o Certificado Digital SSL é a tecnologia que, por meio da criptografia, garante a segurança na navegação e inserção de dados em sites. “O SSL protege as informações contra a interceptação de terceiros”.

Mais do que segurança
O executivo de Marketing explica que o SSL ajuda no ranqueamento da loja virtual nos sites de buscas, como o Google. “Para ocuparem um lugar privilegiado as empresas investem em SEO (Search Engine Optimization) que, além de fazer as páginas aparecerem no topo, torna a marca mais conhecida, contribuindo com o aumento da receita. São vários os critérios considerados para o alcance de um bom posicionamento e um deles é ter o site protegido pelo SSL”.

Além disso, de acordo com ele, o SSL também ajuda a loja virtual a conquistar a confiança dos clientes por meio dos sinais que a tecnologia exibe aos internautas. “Ao proteger seu site com SSL, a letra “S” é adicionada no HTTP, ficando um HTTPS, um cadeado é incluso na barra de endereços e a loja pode estampar um Selo de Segurança, como o do Site Seguro, gerando confiança para efetivação da venda.

Adicionalmente, o e-commerce pode usar o atributo da segurança como chamariz para suas promoções, expondo que oferece um ambiente seguro em banners internos e na tela do check-out e divulgando esta informação no e-mail marketing e redes sociais”.

Investimento
Existem diversos tipos de Certificados SSL, para cada tamanho de negócio. “Há opções a partir de R$ 9,99 por mês. O retorno deste investimento é a venda e fidelização do cliente, pois ele terá adquirido um produto ou serviço em um ambiente seguro, sem dor de cabeça, o que o fará, com certeza, a repetir compra”.

A Certisign é a maior Autoridade Certificadora do Brasil e especialista em Identificação Digital.

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