Black Friday: planejamento é fundamental para obter resultados em vendas

Especialista dá dicas das melhores táticas para micro e pequenos empresários aplicarem em seus negócios

Os preparativos para o Black Friday já estão a todo vapor em muitas empresas. Cada vez mais popular no comércio nacional online e off-line, é uma boa oportunidade para impulsionar as vendas, esvaziar estoques, promover negócios e se preparar para outra importante data comercial, o Natal. O Black Friday ocorre sempre na quarta sexta-feira de novembro, que neste ano será dia 23. Para ajudar os micro e pequenos empresários a planejarem e executarem estratégias assertivas para aproveitar a data em favor de seus negócios, Marcos Gaubert, gerente de Marketing do Myrp, empresa focada em sistema on-line para emissão de documentos fiscais eletrônicos e gestão empresarial, traz algumas orientações. “O planejamento para o Black Friday é o ponto base do sucesso. A data oportuniza o aumento das vendas e a conquista de novos clientes, por isso é fundamental garantir que haja estoque e estrutura suficiente para atender a demanda”, explica. Ele indica fazer um levantamento do estoque com quantidades e modelos dos produtos existentes em loja e avaliar quais mercadorias ou serviços são mais procurados pelos clientes e fazer uma análise do aumento das compras. “Se for comércio online, é importante que o site tenha estabilidade e estrutura para o aumento de acesso e que continue operando de modo eficiente, sem ficar lento ou cair”, completa o especialista. Confira mais algumas dicas:

E-commerce

  • Páginas leves e completas com fotos, dinâmicas e com informações acessíveis.
  • Estoque preparado e envio rápido, respeitando os prazos ofertados.
  • Coloque prazos, preços e formas de pagamento de modo bastante claro e objetivo.
  • Plataforma estável e capaz de suportar o aumento do tráfego.
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Loja física

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  • Estoque preparado e bem organizado, facilitando a procura dos produtos.
  • Vendedores preparados para o aumento do fluxo de vendas.
  • Produtos bem dispostos na loja, facilitando a visualização pelos clientes.
  • Preços e formas de pagamento claros e objetivos.

O especialista do Myrp lembra da importância de utilizar uma divulgação estruturada e em diversos canais para reforçar a promoção. “Informar os clientes através das redes sociais, e-mail marketing e site da empresa é fundamental para que a repercussão seja maior”. Ele lista mais algumas dicas:

  • Divulgue alguns produtos que estarão na promoção.
  • Publique e informe as regras para comprar.
  • Deixe claro a política de trocas e aquisições, bem como os prazos e formas de pagamento e entrega.
  • Alimente o interesse dos clientes e consumidores com uma boa campanha.

Outras recomendações se baseiam no lucro através da realidade empresarial. Neste quesito, é preciso considerar o estoque e perfil dos consumidores, ou seja, selecionar os produtos e fazer o desconto de acordo com dados de vendas: quais produtos saem mais, qual o período mais favorável para a venda de cada um deles, qual o preço médio da mercadoria e qual o impacto real do desconto sobre eles. “É possível fazer grandes promoções sem prejudicar o caixa. Basta aplicar os descontos com planejamento estratégico”, recomenda Marcos. Veja mais algumas dicas:

  • Produtos com maior valor podem apresentar descontos significativos gerando maior atratividade aos consumidores.
  • Aposte em indicações de produtos e vantagens, por exemplo, oferecendo produtos semelhantes ou complementares.
  • Clientes que compram produtos indicados ganham mais vantagens, por exemplo, frete grátis.
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Os consumidores estão muito atentos ao Black Friday, da mesma forma que querem aproveitar as grandes promoções, sabem quando estão sendo enganados em relação aos descontos e preços. Por isso, é fundamental a empresa respeitar o cliente, com ofertas verdadeiras e relevantes. “Do mesmo modo que um bom desconto pode atrair e conquistar um cliente, ofertas enganosas, mau atendimento e desrespeito com o consumidor prejudicam a percepção da marca pelo público”, completa Marcos. Outras considerações que devem ser levadas em conta são não aumentar o valor do frete, respeitar os prazos estabelecidos e não selecionar apenas produtos parados em estoque para a promoção.

As plataformas que oferecem serviços e produtos no modelo B2B, ou seja, relações de empresas com empresas, também podem usufruir do Black Friday e ter boas oportunidades. Sendo possível a redução de valores dos produtos ou serviços, fica viável aplicar os descontos e conquistar mais assinantes, clientes ou representantes.

LIVE sobre Black Friday

Para complementar as informações e esclarecer dúvidas, o gerente de Marketing do Myrp, Marcos Gauber, e o assistente de Marketing do Myrp, Lucas Testoni, serão os convidados para uma live no IGTV (@myrpgestao) sobre Black Friday no dia 16 de outubro às 16 horas. O conteúdo ficará disponível para acessar no canal da marca em qualquer outro momento.

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