O fim de ano está chegando e com ele a tradicional data que movimentou no Brasil R$ 2,6 bilhões em 2018. A Black Friday se tornou um marco democrático quando se pensa em oportunidades de venda tanto para os pequenos quanto as grandes empresas. Mas, vale lembrar que toda empresa precisa antes de pensar nas vendas estar em dia com questões de compliance (estar em conformidade com leis e regulamentos externos e internos), o que assegura o melhor desempenho no fluxo operacional e financeiro da empresa.

O sócio contador da Numeric, Eduardo Nunes, e a Intuit, desenvolvedora do QuickBooks, sistema de gestão financeira e contábil, elaboraram 5 dicas para os empresários se prepararem antes da Black Friday.

1 – A empresa deve verificar a validade de seu Certificado Digital, que permite o uso adequado do documento enquanto ele estiver dentro desse prazo legal de funcionamento. Ela é necessária para que os requisitos de Identificação e da Integridade do certificado sejam mantidos.

2 – Testar emissão das notas e cupons ficais, pois elas são um recibo obrigatório após qualquer transação de venda de produtos ou serviços. A nota documenta a transação e serve para o recolhimento de impostos. Não utilizar a nota é considerado sonegação fiscal.

3 – Ajustar o fluxo de recepção e entrega de mercadorias. Receber os produtos é uma das atividades centrais de qualquer varejista, que pode impactar em outros processos posteriores de estocagem, reposição e vendas. Um bom fluxograma qualifica as operações e ajuda a empresa a obter resultados melhores com as vendas, como ganho de produtividade e redução de custos.

4 – Sejam pequenas ou médias, todas empresas devem se organizar com antecedência. É fundamental negociar preços e condições junto aos seus fornecedores, preferencialmente casando o pagamento com recebimento dos clientes.

5 – O importante é não sair no prejuízo. Caso não tenha condições de realizar a Black Friday, não a faça – é melhor se organizar antes, priorizar a reputação da sua empresa e estar 100% preparado para a data.

Por fim, hoje existem ferramentas que ajudam diretamente na gestão mais eficiente e ágil, como o QuickBooks Para Contadores que oferece recursos para auxiliar os profissionais de contabilidade na sua produtividade e no desenvolvimento das rotinas diárias.

Intuit desenvolve sistemas de gestão financeira que simplificam e impulsionam os negócios de micro e pequenas empresas, além dos de profissionais autônomos.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.